Oeiras lança aplicação para reportar problemas no concelho
O caixote de lixo está cheio? A rua tem um buraco? A luz da sua rua fundiu? Estas são algumas das questões que milhares de cidadãos colocam todos os dias em muitas parte do país. A plataforma online OeirasEu.pt vai permitir aos cidadãos do concelho registarem situações, ocorrências e problemas dentro do concelho, através de uma nova aplicação móvel. Foi desenvolvida pela NOS e Universidade de Lisboa, em parceria com o município de Oeiras, e chama-se «O Meu Bairro». É aqui que os utilizadores podem usar o smartphone para reportar um problema dentro do concelho de Oeiras.
Os responsáveis explicam que a equipa de gestão dará seguimento à queixa, em colaboração com os serviços da autarquia. «Pretendemos que funcione como um canal de participação e cidadania para tornar Oeiras um lugar cada vez melhor para se viver», refere Paulo Vistas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras. A ideia, diz, é simplificar a vida das pessoas que vivem no concelho. «Esta é também uma forma de reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos a Oeiras e simultaneamente uma forma inteligente e eficiente de gerir a cidade», acrescenta o responsável.
A app tem um “semáforo” para indicar o estado de resolução da ocorrência registada – vermelho se o problema continua por resolver, laranja se está a ser tratado e verde quando estiver resolvida. A plataforma OeirasEu.pt tem também outras funcionalidades, como a compra de senhas de refeições escolares e pagamento de estacionamento. Em breve, será acrescentada informação sobre os locais onde há WiFi gratuito.
«Oeiras está nas melhores condições para se tornar um exemplo de cidade inteligente em Portugal», defende Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.
Dentro dos planos da autarquia está também a inclusão de uma agenda das sessões públicas, a requisição de serviços do programa “Oeiras Está Lá” e o agendamento da recolha de monos. Miguel de Castro Neto, da Nova Information Management School, sublinha que a disponibilização destes serviços é um passo importante para a transformação digital da cidade. «Aliás, a informação que esta plataforma agrega é um laboratório vivo do que serão as novas cidades analíticas», conclui este especialista.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais