PHC reforça aposta na internacionalização com nova solução cloud
Chama-se Drive FX e foi lançado recentemente pela software house portuguesa. É mais uma aposta da empresa nas soluções cloud para ganhar mercado em Portugal, mas que se faz também com os olhos postos na internacionalização. A solução chega em breve ao mercado espanhol e a localização para inglês já está a ser feita.
A PHC investiu 1,5 milhões de euros no Drive FX ao longo dos últimos dois anos e alocou uma equipa de 30 pessoas ao desenvolvimento do produto, que apresenta como uma solução de gestão completa, para faturar, registar compras, gerir stocks e movimentos de tesouraria, compatível com diferentes tipos de dispositivos, do PC ao smartphone.
Em conversa com o Ntech.news, Cláudia Raposo, Chief Operations Officer do grupo, explica que para lançar o Drive FX a PHC refez na totalidade a parte do software que permite ao utilizador interagir com o sistema e aceder aos seus dados, porque quis abandonar tecnologias mais antigas para adotar outras mais modernas e mais flexíveis.
A PHC está presente em Portugal, Angola, Moçambique, Espanha e Peru. Integra cerca de 160 colaboradores e gere mais de 130 mil utilizadores das suas soluções. A empresa acaba também de atualizar o seu principal produto, o PHC CS.
Ntech.news – A PHC acaba de apresentar o Drive FX. Que argumentos diferenciadores tem este novo produto, face à oferta hoje disponível no mercado?
Cláudia Raposo – O Drive FX é uma solução para gestão total das empresas totalmente disponível na cloud. Disponível em qualquer browser e em qualquer dispositivo, incluindo smartphones e tablets, permite ir mais longe do que a oferta disponível, desde a faturação a clientes e compras a fornecedores, até à gestão bancária, de propostas, encomendas, e muito mais. No essencial, toda a gestão da empresa fica integrada num único sistema 100% disponível e seguro.
Adicionalmente, o Drive FX permite que as empresas escolham a solução mais à sua medida. Vai ter cinco planos para todo o tipo de empresa, e segue a visão PHC das soluções de gestão que crescem com a própria empresa.
Quando apresentaram o produto referiu que “representa uma intervenção de fundo” na vossa solução cloud. Isso significa o quê exatamente?
Quisemos aproveitar o máximo da tecnologia web disponível, para dar aos nossos clientes a flexibilidade total na utilização dos nossos produtos. Assim, o Drive FX implicou refazer na totalidade a parte do software que permite ao utilizador interagir com o sistema e aceder aos seus dados.
Implicou abandonar a tecnologia anterior e refazer todas as funcionalidades usando tecnologias como HTML5, CSS3, angular, Javascript e outras. Com esta reescrita do novo interface conseguimos que os clientes tenham uma excelente experiência de utilização, com disponibilidade total nos mais variados dispositivos, como os smartphones e os tablets.
Que expectativas têm, em termos de adesão do mercado, a esta nova solução?
Contamos com uma forte adesão. O Drive FX foi desenhado para tornar as empresas de serviços e de retalho melhores, mais rápidas e mais dinâmicas. Acreditamos que estas empresas vão gostar muito do produto, porque é uma excelente solução para quem privilegia a flexibilidade na evolução do seu negócio, não necessita de investimento inicial. É mantido em datacenters com sistemas de backups e segurança avançados e vai crescendo à medida que o cliente deseja.
O produto vai ter cinco planos de subscrição distintos. Dois ainda não estão disponíveis. Quando vão ficar?
Brevemente. Para já, as empresas ficam a saber que o Drive FX pode crescer com elas e que vão poder continuar a usar o software que conhecem no futuro.
O Drive FX vai chegar a todos os mercados onde operam, e pode eventualmente abrir portas noutros? Qual é o roadmap?
A abertura a outros mercados também está nos nossos planos para breve.
Estamos a ultimar a versão em espanhol, com a qual podemos manter o foco nos mercados onde já estamos presentes. Vamos também ter a versão inglesa, que naturalmente nos vai abrir portas noutras geografias.
As soluções cloud representam hoje quanto no vosso negócio e que perspetivas de evolução têm para este ano?
A maioria do mercado ainda está focado nas soluções tradicionais, mas temos notado uma adesão crescente à cloud por parte das startups e PME.
Na PHC não temos por política revelar as nossas perspetivas internas, mas podemos adiantar que com o Drive FX serão ainda maiores este ano.
Para 2016 têm previstas mais novidades/lançamentos? Pode adiantar alguma coisa sobre isso?
Lançámos agora a nova versão do PHC CS. Traz um conjunto de novidades muito interessantes, que aumentam a produtividade e a colaboração interna das empresas.
Representa uma aposta na plataforma web e tem um design melhorado e novas funcionalidades. Tem também, por exemplo, uma loja web mais completa e está integrado com o Microsoft Outlook, que permite facilitar os processos diários. Além disso tem uma framework melhorada, para dar maior liberdade aos parceiros PHC no desenvolvimento de soluções à medida de cada cliente.
Publicado em:
Na Primeira PessoaPartilhe nas Redes Sociais