Plataforma Blockchain facilita distribuição de fundos
A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) apresentou a sua nova plataforma totalmente desenvolvida pelo recurso à tecnologia blockchain e cujo o objetivo passa por facilitar o processo de distribuição de fundos de investimento.
A plataforma foi criada em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST), a supervisão da CMVM e o suporte da Deloitte, ajudando a «reduzir a necessidade de intervenção das entidades intermediárias», segundo explicou José Veiga Sarmento, presidente da APFIPP.
Esta nova aposta explora o potencial do blockchain, no atual contexto regulamentar, tornando-se passível de implementação mediante ajustamentos «e credível para início de operação no mercado». A plataforma ajuda ainda a facilitar todo o processo de recolha de informação para reporte ao regulador, assegurando «um processo mais transparente e transmitindo maior rigor», disse ainda José Veiga Sarmento.
Apesar dos avanços na tecnologia «a operacionalização dos processos relativos à distribuição de fundos acabou por se manter «praticamente inalterada». Com esta plataforma, Portugal «está a colocar-se entre os dois a três primeiros em todo o mundo no que diz respeito a esta área», sublinha José Veiga Sarmento.
Depois da prova de conceito, a APFIPP promete avançar agora com uma abordagem ao mercado.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais