Partilhe nas Redes Sociais

Portugal perde quatro lugares no ranking da competitividade digital

Publicado em 29 Setembro 2022 | 461 Visualizações

Portugal caiu quatro lugares no ranking da competitividade digital do Institute for Management Development (IMD) e passou a estar atrás de países como o Cazaquistão, Arábia Saudita ou a Malásia. O país é agora considerado o 38º mais competitivo no digital.

Os analistas do relatório explicam que a queda de posições de Portugal neste ranking tem a ver com o «agravamento da confiança empresarial em aspetos relacionados com a facilidade de recrutamento de talentos com experiência internacional e conhecimento digital». O financiamento de investimentos tecnológicos e a preparação das empresas para responder a choques externos são apontados como outros pontos fracos de Portugal nesta análise. 

Pela positiva, Portugal ocupa o lugar mais destacado da análise em matéria de proteção da privacidade dos utilizadores da Internet garantida pela lei. Este é um indicador de análise introduzido este ano pela primeira vez no ranking. Portugal conseguiu também melhorias significativas, face ao ano passado, no que se relaciona com os conhecimentos tecnológicos, passando da 32ª para a 29ª posição. 

A liderar o ranking está a Dinamarca, posição que na edição do ano passado era assegurada pelos Estados Unidos, agora em 2º lugar, numa troca de “cadeiras” que se verifica pela primeira vez desde que o estudo começou a ser elaborado, em 2017. A Suécia fecha o pódio, na terceira posição da tabela, lugar que já ocupava em 2021.  

O estudo do IMD avaliou a forma como 63 economias globais estão a adotar e explorar novas tecnologias e a tirar partido disso para transformar práticas nos serviços públicos, na economia e nas suas comunidades. São avaliados um total de 54 critérios em três grandes pilares: preparação para o futuro, conhecimentos sobre tecnologia e aplicação a esses conhecimentos. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados