Prémios Altice distinguem tecnologias para a saúde e segurança de veículos aéreos autónomos

A 5.ª edição do Altice International Innovation Award distinguiu este ano dois projetos nas categorias Academia e Startups. Um dos vencedores do prémio foi o projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks, de Dário Pedro, aluno de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores da NOVA School of Science and Technology.
A solução desenvolvida pretende evitar a colisão de veículos aéreos não tripulados, através do uso de Redes Neurais Profundas e de inteligência artificial. O promotor do projeto recebe um prémio de 25 mil euros e a possibilidade de concretizar uma prova de conceito com o Grupo Altice, com a duração mínima de nove meses.
O outro vencedor é o projeto SenseGlove, da startup Glooma, um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil, que vai complementar o autoexame mamário convencional. O sistema funciona com recurso a uma luva – SenseGlove, que utiliza sensores piezoelétricos, que possibilitam a deteção de anomalias, benignas ou malignas, no tecido mamário e o controlo do seu tamanho e textura. O prémio é, neste caso, de 50 mil euros.
Este ano a Altice quis também premiar um projeto que se destacasse pela utilização de tecnologias para a inclusão digital, ou por ser uma solução acessível. A distinção foi para a Incluudo, uma plataforma baseada em inteligência artificial, que combina tecnologia e trabalho humano para fazer a legendagem de meios, tradução, transcrição, descrição áudio e áudio inclusivo. A solução tem como destinatários pessoas com deficiência e profissionais de tradução, transcrição e descrição áudio.
Este prémio Inclusive by Fundação Altice tem um valor de 15.000 euros e acabou por não ser o único a ser atribuído na categoria em questão. A Fundação atribuiu também uma menção honrosa ao projeto RestartUs, uma plataforma online que promove a inclusão social e financeira das pessoas com baixos rendimentos, oferecendo cursos e conteúdos e compensando quem os consome com moedas digitais que podem ser trocadas por produtos no marketplace da plataforma.
Associada aos prémios da Altice, a Agência Nacional de Inovação atribuiu os BfK Awards, que este ano distinguiram a Smartex.ai, empresa que também já tinha ganho o concurso de startups da última edição da Web Summit.
A tecnologia desenvolvida pela empresa aplica-se na indústria têxtil e ajuda a reduzir defeitos na produção de tecidos, permitindo a inspeção em tempo real, graças a uma solução que integra inteligência artificial e computer vision.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais