Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Programa de aceleração para as PME no leque de medidas governamentais pós-Covid

Publicado em 8 Junho 2020 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 267 Visualizações

Financiar novos projetos de inovação e dinamizar o tecido empresarial, sobretudo das PME,  também são prioridades do Programa de Estabilização Económica e Social que o Governo aprovou no final da semana passada e está já publicado em Diário da República

Para as PME, destaque para o programa de aceleração PMECrescer+, com duração de um ano e direcionado a empresas com menos de cinco anos de existência e integradas em sectores estratégicos ou sistémicos. Centra-se em consultoria, formação e networking e tem alocada uma verba de 20 milhões de euros. 

Pretende contribuir para dotar «a empresa das competências necessárias para desenvolver e potenciar a sua marca, adaptar -se a exigências regulatórias, direcionar crescimento para mercados externos, alavancar o seu valor acrescentado, encontrar parceiros e financiamento», explica o documento. 

220 milhões de euros para a inovação e I&D 

Em relação à inovação, o Programa prevê o lançamento de novos avisos para Inovação Produtiva e IDT, num valor total de 220 milhões de euros em apoios para empresas que precisem de redirecionar a produção para as necessidades atuais ou estejam a desenvolver respostas para a Covid-19. 

Por outras palavras, estes são fundos que podem ser usados para a compra de «batas, máscaras, gel, viseiras e outros tipos de equipamentos de proteção individual, equipamentos hospitalares, incluindo ventiladores, medicamentos, diagnósticos e dispositivos médicos», mas também para a investigação na área da Covid-19, seja na busca de novos tratamentos, testes ou de uma vacina. 

Promete-se que os projetos são analisados num prazo máximo de 10 dias, após a receção da candidatura e majorações para quem os conclua num prazo até dois meses. Oitenta por cento das verbas concedidas por esta via são entregues a fundo perdido.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados