Quer colocar a sua cidade no mapa das Smarter Cities?
A IBM colocou em marcha mais uma edição do Smarter Cities Challenge. O prazo de candidaturas termina a 24 de fevereiro e a IBM está à procura de projetos que possam beneficiar com as tecnologias inovadoras da companhia, como são exemplo a analítica avançada de dados, o cloud computing, a computação cognitiva e as soluções de analítica de dados meteorológicos.
Com o objetivo de promover e criar cidades mais inteligentes, a Big Blue selecionará as 10 candidaturas que melhor se enquadrem nos critérios desta iniciativa, de um total estimado de 100 que são recebidas a cada nova edição. Os requisitos incluem «uma liderança forte, vontade de colaborar com várias entidades e o desejo de transformar a cidade num local mais inteligente e eficiente».
Jennifer Crozier, vice-presidente de Iniciativas Globais de Cidadania Corporativa da IBM, reconhece que muitas vezes as cidades não têm acesso às soluções de tecnologia mais inovadoras e a recomendações e melhores práticas que poderiam ser aplicadas para resolver esses problemas e melhorar os serviços. Nesse contexto, a IBM posiciona-se para «partilhar o que de melhor faz, entre conhecimento e a experiência nas áreas da computação cognitiva e da analítica, por forma a ajudar e a aportar melhorias significativas e duradouras a estas cidades», afirma Jennifer Crozier.
Faro foi até ao momento a única cidade portuguesa premiada com este apoio da IBM. O projeto decorreu em 2014, tendo tido como resultado uma série de recomendações na área do turismo, da inovação e da economia do mar.
As cidades interessadas devem submeter uma declaração de interesses até ao dia 24 de fevereiro em www.smartercitieschallenge.org. Caso sejam selecionadas, terão ao seu dispor uma equipa composta por seis consultores da IBM, que procurará, durante três semanas, avaliar, analisar e recomendar melhorias estruturais na região. O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal e outras entidades locais, de modo a recolher a informação necessária para que, no final, se possa disponibilizar uma lista de recomendações detalhadas, com base nos requisitos e objetivos do projeto apresentado pelo município.
O valor deste apoio em consultoria representa um investimento estimado de 500 mil dólares.
Iniciada em 2010, esta é a maior iniciativa de Cidadania Corporativa da IBM, tendo já enviado 800 especialistas a mais de 130 cidades espalhadas pelos cinco continentes, onde foram desenvolvidos projetos de consultoria pro bono de forma a resolver os desafios lançados pelas autarquias e a melhorar os serviços prestados aos seus cidadãos.
Publicado em:
ProjetosPartilhe nas Redes Sociais