Partilhe nas Redes Sociais

Realidade aumentada ajuda Vodafone a reduzir visitas técnicas a casa do cliente

Publicado em 19 Novembro 2019 | 200 Visualizações

A Vodafone está a usar a realidade aumentada para agilizar o serviço ao cliente e permitir que os técnicos da empresa identifiquem de forma mais rápida os problemas dos clientes e os orientem para uma resolução. Este nova componente do serviço de apoio ao cliente da operadora chama-se Vodafone Visual Support e funciona assim: 

«Durante a chamada de contacto com a linha de apoio da Vodafone, o cliente recebe uma mensagem do sistema Vodafone Visual Support no seu smartphone, sem ser preciso qualquer registo prévio ou download de aplicação», explica a empresa. 

Usando a câmara do smartphone, o cliente pode então mostrar ao técnico o que está a ver e este pode acompanhar à distância os passos que vão sendo dados para resolver o problema. A partir daí consegue despistar um conjunto de situações que muitas vezes dão origem ao problema que leva ao contacto com o centro de apoio, como a existência de cabos soltos ou mal ligados, exemplifica-se. 

A operadora garante que a solução já está a melhorar o desempenho do seu serviço ao cliente, traduzido num aumento de 4% do número de resoluções na primeira chamada e consequentemente numa redução do número de visitas que os técnicos têm de fazer a casa do cliente, para solucionar problemas que não é possível resolver por telefone. 

Os dados disponibilizados pela Vodafone na nota de imprensa onde dá conta da utilização desta nova solução, apontam para uma taxa de redução do número de deslocações dos técnicos na ordem dos 12%. 

A solução tecnológica baseada em RA foi desenvolvida pela TechSee, empresa especialista em assistência visual inteligente.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados