Partilhe nas Redes Sociais

SAP quer simplificar arquiteturas de dados dos clientes com novo SAP Datasphere

Publicado em 10 Março 2023 | 294 Visualizações

A SAP anunciou um conjunto de novidades onde se incluem a nova solução SAP Datasphere, que a empresa descreve com a nova geração do seu portefólio de gestão de dados, para facilitar acesso a dados de negócio em toda a arquitetura de dados. É uma evolução do SAP Data Warehouse Cloud.

Para enriquecer a nova solução e permitir às empresas a criação de uma arquitetura de dados unificada, capaz de combinar em segurança dados SAP e não SAP, a empresa anuncia também parcerias estratégicas, com empresas especialistas no fornecimento de dados e Inteligência Artificial, como a Collibra, Confluent, Databricks e DataRobot

O SAP Datasphere fornece uma experiência unificada para a integração e catalogação dos dados, modelação semântica, armazenamento, federação e virtualização, explica a SAP, e dá ferramentas aos profissionais da área para fornecerem dados críticos de negócio – com o contexto e lógica devidamente preservados – em toda a cadeia de dados da organização.Inclui recursos de segurança de base de dados, criptografia e governance. 

«Até hoje, aceder e utilizar dados localizados em diferentes sistemas e locais – entre fornecedores na Cloud, vendedores de dados ou de sistemas residentes nos servidores das empresas – tem sido um desafio complexo», reconhece a SAP. «Os clientes tinham que extrair dados de fontes originais e exportá-los para uma localização central. Tal levava-os a perder contextos críticos de negócio ao longo deste percurso», que tinham de ser recuperados com muito trabalho manual. 

A solução SAP Datasphere nasce para endereçar estas dificuldades e eliminar «imposições ocultas», como lhes chama a empresa, de forma a permitir que os clientes criem uma arquitetura de dados corporativos rapidamente, sem perdas. 

Os atuais clientes do SAP Data Warehouse Cloud passam a ter acesso às novas ferramentas do Datasphere, sem terem de fazer qualquer migração ou atualização. Entre estas novas funcionalidades, a SAP destaca a catalogação de dados; a simplificação na replicação de dados com atualizações em tempo real; e a modelação de dados melhorada, pelas razões já detalhadas acima. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados