Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Se quer aproveitar a Web Summit para mudar de emprego estas dicas são para si

Publicado em 28 Outubro 2019 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 140 Visualizações

Há mil e uma boas razões para ir à Web Summit, que entre 4 e 7 de novembro toma conta de Lisboa. Das palestras, às tecnologias inovadoras, passando pelos pitches entusiasmados ou pela oportunidade de networking. A maior conferência de tecnologia da Europa e uma das maiores do mundo pode até ser uma boa oportunidade para tentar identificar novas oportunidades de emprego e mostrar-se disponível aos empregadores. 

A pensar em quem vai ao evento com esperança de abrir portas para uma nova oportunidade de carreira, a Adecco fez um manual, que na opinião da empresa de recursos humanos deve ser o guião de quem pensa vestir este papel no evento e tirar da oportunidade o melhor proveito. Pronto para tirar notas? Aqui ficam as dicas. 

. Faça o trabalho de casa

Qualquer que seja o propósito de ir à Web Summit, adotar uma estratégia do género «quando lá chegar logo se vê» é uma péssima ideia, porque há mil coisas a acontecer em simultâneo, grandes distâncias para percorrer e muitos focos de distração (no bom sentido…há sempre alguma coisa interessante para ver que não tínhamos considerado inicialmente). Assim sendo, a Adecco recomenda uma pesquisa prévia antes da chegada ao evento. «Reserve um tempo da sua agenda para saber exatamente quais são as empresas, organizações e recrutadores que estarão presentes, onde e quando». 

 . Quem está a recrutar e para quê?

Identificadas as empresas potencialmente interessantes, a Adecco recomenda mais pesquisa para perceber para que funções estão essas empresas a recrutar. «Faça a sua lista do top 5, 10, 15. Como terá pesquisado as empresas com antecedência, poderá iniciar conversas mais facilmente quando a oportunidade surgir». E é realmente importante que tenha capacidade para criar uma conversa que fixe a atenção do interlocutor durante tempo suficiente para dar nas vistas, acrescentamos nós. A maior parte dos stands têm muitas visitas e sempre muitas gente a interagir, pelas mais diversas razões.  

. Vestido para o sucesso

A agência de recrutamento recorda ainda que a imagem conta, sobretudo para influenciar uma primeira impressão. E assim sendo o conselho é este: «vista-se como se fosse para uma entrevista. Business casual geralmente é a melhor aposta para um espaço destes. Pense em usar umas boas calças ou uma saia e uma camisa ou blusa de colarinho». Os acessórios exagerados são dispensáveis, bem como outros exageros na indumentária: «este não é o lugar para jeans e um capuz. Nem é o lugar para um smoking», aconselha a Adecco.

 . Planear a agenda

Uma vez no evento, ponha em prática o plano traçado para visitar os locais que pretende, o que no caso, significará visitar os stands dos potenciais empregadores. A Adecco recomenda que o faça por ordem de interesse, no que se refere à lista de empresas já alinhada. «Confirme se as empresas em que está interessado estão lá e verifique se novas empresas foram adicionadas entretanto», refere a agência. Note que também pode fazer esta verificação através da app que já está disponível, onde estão listados todos os participantes e onde até é possível estabelecer interação com outros participantes. 

 . Notar e ser notado

«Use a WebSummit como uma oportunidade para conhecer várias empresas num curto período de tempo. E certifique-se de que eles também o conhecem. Aumente a sua ambição, experiência e habilidades, enquanto coloca todas as dúvidas e questões», recomenda também a Adecco, que considera esta tipo de abordagem «uma mais-valia para ambas as partes», sem deixar de sublinhar que o candidato deve procurar um equilíbrio neste diálogo. O suficiente para deixar uma boa impressão, sem amarrar os interlocutores a uma longa conversa.

 . Leve o Curriculum Vitae ou uma apresentação de portfolio

Ninguém tem muito tempo para dedicar a um mesmo assunto durante a Web Summit porque as solicitações são mais que muitas e, como tal, quem vai ao evento a pensar num novo emprego deve levar o currículo ou uma apresentação de portfólio. «Quando um empregador interessado pede um e não tem, pode perder uma boa oportunidade de impressionar», sublinha a Adecco. Um evento deste tipo não será o melhor local para andar a distribuir currículos sem um bom pretexto – acrescentamos nós – mas se a oportunidade surgir estará preparado. 

 . Atenção ao follow-up

«Certifique-se de chegar às pessoas com quem conversou e que conheceu na Web Summit. Envie um e-mail ou deixe uma mensagem de voz. Eles esperam isso. E ajuda recordar um pequeno detalhe da sua conversa», acrescenta a Adecco. «É essencial o follow-up para não ser esquecido rapidamente e não ficar atrás de outros participantes que fazem o acompanhamento», sublinha ainda a agência.

A Web Summit arranca no próximo dia 4 de novembro. A edição deste ano volta a dividir-se entre a FIL e a Altice Arena e vai receber 70 mil visitantes de 160 países.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados