Sector público investiu 240 milhões de euros em TIC no terceiro trimestre

Entre julho e setembro deste ano, o sector público português investiu 240 milhões de euros em Tecnologias de Informação, de acordo com os dados apurados pela ferramenta TendersTool, que analisa contratos públicos e adjudicações feitas por serviços do Estado.
Nas 1.692 adjudicações realizadas durante o terceiro trimestre, os investimentos dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde foram os que mais se destacaram (com 38 milhões de euros adjudicados). O segundo maior volume de investimento foi da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que no período reforçou a capacidade da sua infraestrutura tecnológica e os serviços de manutenção associados e logo em seguida surge o Instituto de Informática.
A contratação de serviços foi a tipologia de adjudicações mais frequente nos contratos realizados para as áreas TIC, entre julho e setembro. Neste universo, os serviços representaram 80% do investimento, o correspondente a 188 milhões de euros, com destaque para serviços de outsourcing e de manutenção. A compra de hardware representou 20% das aquisições.
Os mesmos dados mostram que a Administração Central realizou o 70% dos investimentos, num total de mais de 500 milhões de euros, e que a HP, Ute Normática Serviços de Informática e Organização e a MEO foram as entidades que mais faturaram com o sector público nas áreas TI. A HP assegurou projetos de 24,5 milhões de euros no período. A Ute projetos de 16,93 milhões de euros e a Meo de 17,49 milhões de euros.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais