Segurança nas operações do mega data center de Sines vai passar pela Kyndryl
A Kyndryl e a Start Campus anunciaram um acordo que faz da Kyndryl um parceiro-chave da empresa que está a desenvolver o cluster de data centers em Sines, na área da segurança.
A Kyndryl vai ficar responsável pelo desenho, implementação e gestão de serviços de segurança de TI e de redes de dados para as operações do Projeto SINES 4.0. Neste âmbito a empresa vai assegurar a monitorização contínua dos ambientes críticos de TI e de TO (Tecnologia Operacional) no campus.
Para assegurar a tarefa vai implementar sistemas e protocolos de monitorização que vão permitir uma monitorização em tempo real do funcionamento destes ambientes críticos para o processamento de dados em grande escala e facilitar a identificação de irregularidades, falhas ou ameaças de segurança.
«A monitorização constante e abrangente de todo o ecossistema de dados desempenha um
papel fundamental na manutenção da integridade, disponibilidade e segurança dos ambientes críticos, contribuindo para a eficiência e o sucesso das operações do Projeto SINES 4.0», reconhece Afonso Salema, CEO da Start Campus.
O responsável defende ainda que a parceria ajuda a colocar o projeto «na liderança em
termos de segurança, num tempo em que a cibersegurança atinge uma importância crítica e
central».
O SINES 4.0, é um campus de centros de dados Hyperscaler que vai acolher uma capacidade até 495 MW. Implica um investimento que pode chegar aos 3,5 mil milhões de euros e que já está em curso e será um dos maiores campus de centros de dados da Europa.
Até 2028 pode criar 1.200 empregos diretos, e altamente qualificados, e 8.000 empregos indiretos.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais