Partilhe nas Redes Sociais

IBM e SIBS vão criar serviço de combate à fraude financeira

Publicado em 22 Novembro 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 450 Visualizações

SIBS IBM

A SIBS, empresa que em Portugal é conhecida pela rede Multibanco e pelo serviço de pagamentos MBWay, processa anualmente três mil milhões de operações financeiras no valor de 4,5 mil milhões de euros. Pela área na qual trabalha e pelo volume de dinheiro que movimenta, a segurança é um dos aspetos mais críticos no negócio da empresa.

Para manter os níveis de fraude o mais baixos possível, a SIBS tem um sistema de segurança antifraude próprio, denominado de Paywatch. Aliando a sua experiência na área dos pagamentos às propostas de inteligência artificial da IBM, que fazem parte das soluções Watson para os serviços financeiros, as duas empresas vão lançar uma plataforma de combate à fraude financeira .

Esta plataforma vai ser disponibilizada num modelo de prevenção de fraude como um serviço (FPaaS na sigla em inglês), querendo isto dizer que vai ficar disponível a nível global para bancos, emissores de cartões, retalhistas, sistemas externos de pagamentos, operadores de caixas ATM e gateways.

Através da plataforma será possível fazer uma monitorização, prevenção, deteção, interceção e investigação de fraude em processos de pagamento ou noutros processos transacionais. A análise é feita em tempo real e ajudará as entidades financeiras a reduzirem os riscos de exposição às atividades fraudulentas.

«Com este serviço one-stop- shop haverá um conjunto de operadores no mercado doméstico e internacional que vão estar protegidos com a solução cognitiva mais avançada e pelas equipas antifraude mais qualificadas, o que permitirá pagamentos ainda mais seguros», refere em comunicado a diretora executiva da SIBS, Madalena Cascais Tomé.

«O lançamento de uma solução inovadora de fraude cognitiva para Portugal e para o mundo, (…) representa mais um marco na aliança estratégica que temos vindo a desenvolver com a SIBS», disse por sua vez o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, que destacou ainda esta parceria como uma forma de alavancar a internacionalização da empresa de pagamentos.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados