Partilhe nas Redes Sociais

Smartex garante investimento de 24,7 milhões de dólares

Publicado em 4 Novembro 2022 | 369 Visualizações

A Smartex angariou um investimento de 24,7 milhões de dólares, numa nova ronda de financiamento, que vai suportar a expansão da empresa para novos mercados. Ásia é uma das grandes prioridades para 2023. 

O financiamento vai também servir para o desenvolvimento de novas linhas de produto e o crescimento da equipa, detalhou a tecnológica que venceu o concurso de startups da Web Summit no ano passado, em comunicado. 

A empresa portuguesa desenvolve hardware e software que recorre a machine learning para identificar defeitos em têxteis e em tempo real. O processo de identificação automatizado que a Smartex desenvolveu reduz o desperdício têxtil, emissões de CO2, energia, água, tempo de produção e custo de capital, desligando automaticamente as máquinas de produção para evitar o desperdício de materiais.

Os sistemas tradicionais dependem da visão humana e da inspeção manual para detetar os defeitos têxteis. O sistema da Smartex permite detetar defeitos têxteis em tempo real, análise de dados e alertas.

A empresa lembra que sem sistemas eficazes de deteção de defeitos estes tendem a ser agravados, à medida que a malha percorre a cadeia de valor. As falhas acabam por levar ao descarte ou queima de rolos têxteis inteiros, com enorme impacto ambiental e financeiro.

Na ronda de investimento que financiou a Smartex participaram empresas como a H&M, Faber, Grupo Kering (Gucci, Balenciaga e outras), PVH (que detém marcas como a Tommy Hilfiger ou Calvin Klein), entre outras empresas. A empresa já tinha tido em 2019 cumprido uma ronda de financiamento no valor de 2,9 milhões de dólares. 

Recorde-se que a indústria têxtil e da moda é a terceira indústria mais poluente do mundo. Estudos indicam que 150 mil milhões de peças de vestuário são produzidas, numa indústria que vale 3 biliões de dólares e que é responsável por 20% do desperdício global de água e 10% das emissões globais de carbono.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados