Startup da Geórgia vence pitch da Web Summit: Presidente Marcelo volta a fazer as despedidas
A edição de 2022 da Web Summit está encerrada e no último dia do evento foi conhecido o vencedor do habitual concurso de startups. Este ano, o melhor pitch foi para uma startup da Geórgia.
A Theneo desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial que permite importar coleções de APIs, arrastar e largar requisitos e convertê-los numa variedade de linguagens de programação, tecnologia que foi mostrar à feira e que pode ser usada tanto por perfis técnicos como não técnicos.
O concurso da Web Summit teve este ano 105 das 2.296 startups que se mostraram no evento. Também finalistas do pitch foram a startup espanhola Gataca, com uma solução de software empresarial, e a Biome Diagnostics, da Áustria. As três fizeram o seu último pitch já no palco principal do evento e a melhor acabou por ser escolhida por um júri de especialistas em investimento.
Na edição do ano passado do concurso de startups da Web Summit a empresa vencedora foi a portuguesa Smartex, que durante esta edição da feira anunciou ter cumprido com sucesso uma nova ronda de investimento de 25 milhões de dólares.
O último dia da Web Summit tem sido também o dia escolhido pela organização para convidar Marcelo Rebelo de Sousa a subir ao palco. Este ano a tradição repetiu-se e, mais uma vez, o Presidente da República mostrou a firmeza do seu aperto de mão a Paddy Cosgrave, fundador do evento.
O chefe de Estado aproveitou a intervenção que encerrou a Web summit para apelar à paz na Ucrânia, sublinhar o papel da tecnologia na reconstrução do país e pedir ao Governo que avance com as medidas necessárias para garantir o tão desejado (e acordado, na renovação do contrato com a cidade de Lisboa) aumento do espaço físico da feira. Um desejo já para 2023, da organização e agora também do presidente Marcelo.
Este ano, a Web Summit bateu todos os recordes de espaço e número de visitantes. O metaverso foi um dos temas mais destacados durante todo o evento, tal como a Web 3, ou a criptoeconomia. A inteligência artificial também esteve no centro de muitas talks e na base de muitos projetos que vieram mostrar-se à feira.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais