Startups portugueses com lugar marcado na Web Summit
Já são conhecidos os nomes das 66 startups que vão representar Portugal na próxima edição da Web Summit, a primeira a realizar-se em Portugal e que decorre entre 7 e 10 de novembro. As escolhidas garantem acesso gratuito ao evento.
Naquele que é considerado um dos maiores eventos mundiais de empreendedorismo e inovação, as empresas escolhidas vão mostrar o que de melhor se faz em Portugal. Os nomes foram revelados esta quarta-feira no Hub Criativo de Lisboa, no Beato, numa cerimónia que juntou mais de 1.000 pessoas, entre as quais, mais de 400 fundadores de startups, um ecossistema que tem vindo a crescer em ritmo acelerado.
Os 66 nomes escolhidos no Road 2 Web Summit destacaram-se entre as 237 empresas que se inscreveram na iniciativa do Governo, para abrir as portas da conferência/exposição à inovação nacional. Destas, tinham sido aprovadas 170 candidaturas e agora foram conhecidas as selecionadas para marcar presença. Até novembro, as escolhidas vão participar em bootcamps e receber formação intensiva, em ações previstas para Lisboa e Braga.
Entre os projetos selecionados há aplicações para marcar voos e hotéis a partir de um orçamento pré-determinado; plataformas para gestão de hospitais veterinários; ferramentas para criar conteúdos interativos; ou um software que ajuda ortopedistas a prepararem uma cirurgia. Também há vários nomes já bem conhecidos da cena portuguesa de startups, como a Science4you (brinquedos científicos), a BeeVeryCreative (impressão 3D) ou a Zaask (mercado B2C para pequenas reparações). Há ainda repetentes, que já tiveram oportunidade se mostrar em edições anteriores da Web Summit. No ano passado Facestore, SPEAK e Cuckuu passaram por Dublin, cidade que ainda acolhia o evento.
Espera-se que a Web Summit tenha um impacto significativo na economia nacional. Vários números têm sido avançados, desde que se soube que a organização escolheu Lisboa para realizar o evento nos próximos três anos. Os mais otimistas apontam valores na ordem dos 175 milhões de euros, que se juntam à oportunidade de promover a capital portuguesa para gerar visitas noutras alturas do ano.
A lista de empresas que saíram vencedoras do Road 2 Web Summit pode ser consultada aqui.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais