Partilhe nas Redes Sociais

Talento português reconhecido

Publicado em 24 Novembro 2020 por Ntech.news | 178 Visualizações

Segundo um ranking resultante de um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Vítor Fernão Pires, professor do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), está entre os cientistas mais citados em todo o mundo. 

 Do seu currículo académico constam nove projetos de investigação, três deles enquanto coordenador, sendo o mais recente em torno de tecnologias chave para o desenvolvimento de um novo sistema de cilindro linear gerador de energia a partir das ondas do oceano. É ainda membro sénior do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers e detentor de duas patentes nacionais.

O estudo, divulgado na revista científica Plos Biology, é liderado por John Ioannidis, conhecido catedrático de Medicina, e fundamenta-se nas citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas segundo o impacto das suas pesquisas, ao longo da carreira e no último ano, neste caso 2019.

O ranking agrega 100 mil investigadores de todos os domínios à escala mundial e coloca na primeira posição o cientista Michael Grätzel, químico suíço que se notabilizou pela invenção e desenvolvimento de um novo tipo de célula solar (Dye-Sensitized Solar Cells).


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados