Partilhe nas Redes Sociais

Tecnologia quântica suporta ligação segura entre a Gare do Oriente e o Pragal

Publicado em 13 Outubro 2021 | 59 Visualizações

Está operacional a primeira ligação para transmissão de informação encriptada através de chaves quânticas do país, com uma extensão superior a 20 quilómetros. Liga a Gare do Oriente ao Pragal, via Ponte 25 de Abril, e faz uso da rede de fibra ótica da IP Telecom e de soluções de segurança Fortinet.    

O projeto é liderado pela portuguesa Warpcom, em parceria ID Quantique, num consórcio que também integra a Deloitte, Fortinet e IP Telecom e é um marco na passagem de projetos deste tipo de ambiente de laboratório, para um contexto de utilização real, envolvendo tecnologia que contribui exponencialmente para aumentar o nível de segurança das comunicações, sublinha a lider do consórcio.

«Esta ligação comprova que a tecnologia quântica já é uma realidade e que é possível garantir a segurança das comunicações entre dois pontos com tecnologia quantum-safe, criando um nível de segurança tal que, mesmo que no futuro exista um ataque utilizando tecnologia quântica, a segurança da informação não é comprometida», assegura Bruno Gonçalves, Business Unit Manager da área de Cybersecurity da Warpcom. 

A empresa destaca também o facto de existir hoje um movimento dos principais players internacionais para adotarem estratégias de cibersegurança quantum-safe. «É um caminho que deve ser preparado a fim de proteger os seus bens hoje e no futuro», sublinha a Warpcom. Também da parte dos Governos e regiões, como a União Europeia, há investimentos anunciados no domínio das infraestruturas para uma internet quântica.  

A ID Quantique apresenta-se como capaz de proporcionar segurança incondicional em trocas de chaves sensíveis, «graças a comunicações quânticas de mais de milhares de quilómetros». 

No futuro, o plano passa por garantir ligações mais seguras e mais pontos com este tipo de tecnologia, criando uma rede à escala global, que possa servir infraestruturas críticas nas utilities, defesa, saúde, mercado financeiro e operadores de telecomunicações, antecipa a Warpcom. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados