Partilhe nas Redes Sociais

Tecnologia preditiva e de realidade aumentada da Thyssenkrupp a caminho de Portugal

Publicado em 31 Maio 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 1212 Visualizações

Thyssenkrupp HoloLens

Feche os olhos e pense num meio de transporte. Já está? A probabilidade de ter pensado num carro, num comboio, no metropolitano ou numa bicicleta é grande. A questão que se coloca é: quantos terão pensado em elevadores? Nem sempre são reconhecidos dessa forma, mas os elevadores são uma parte importante da mobilidade moderna.

Por dia são transportados mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo em elevadores, um número que dá uma boa perspetiva sobre a importância desta indústria.

A Thyssenkrupp é uma das principais empresas neste sector de mobilidade e nos últimos anos tem reforçado a sua aposta em tecnologia e inovação. Por exemplo, ainda este ano deverá começar a funcionar o primeiro elevador de deslocação híbrida, isto é, tanto se movimenta na vertical como na horizontal. Este elevador vai ser posto à prova na Alemanha, mas a Thyssenkrupp tem mais novidades tecnológicas para partilhar noutros mercados.

É o caso de Portugal que vai receber duas das novas apostas da empresa: um sistema preditivo chamado MAX e um sistema de reparação baseado em realidade aumentada. Ambos os projetos foram desenvolvidos em colaboração com a Microsoft.

O MAX é uma plataforma que analisa os dados recolhidos em tempo real dos elevadores conectados da Thyssenkrupp e usa essa informação para antecipar possíveis problemas. Em vez de avançar apenas para a compostura ou substituição de peças apenas quando estas avariam, com o MAX a empresa consegue saber quando uma avaria está iminente.

Ao fazer a reparação antes do problema surgir, é possível reduzir em 50% o tempo no qual os elevadores estão fora de serviço. Além de maior eficiência e disponibilidade, as intervenções preditivas também permitem aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos, ajudando a rentabilizar ainda mais os investimentos que são feitos.

Se por um lado a Thyssenkrupp está a tentar reduzir o número de avarias, por outro está também a criar uma metodologia que permite a resolução de problemas técnicos nos elevadores até quatro vezes mais rápido.

Para isso está a equipar os seus funcionários com os óculos de realidade aumentada HoloLens. Através da projeção de informações contextualizadas, o técnico consegue identificar de forma mais célere o problema e avançar para a sua resolução. Os óculos também ajudam a planear o ato de reparação através da disponibilização de diagramas tridimensionais de diferentes modelos de elevadores.

As tecnologias MAX e de realidade aumentada já estão operacionais nos EUA, Alemanha e Espanha. Além de Portugal, a nova ronda de expansão vai incluir mais cinco países.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados