Via Verde para os transportes públicos de Lisboa
Depois da Fertagus, que iniciou os testes da aplicação Via Verde Transporte no ano passado, a solução de mobilidade, que junta a Via Verde e a Novabase a várias transportadoras entra agora numa nova fase, envolvendo outros operadores da região de Lisboa.
A solução Via Verde Transportes entrou hoje em fase de testes na Carris, Metro e Transtejo, estando para já disponível para um grupo de utilizadores restrito.
A aplicação liga-se aos sistema de validação de bilhetes via bluetooth, à entrada e à saída do percurso desejado, e o utilizador só paga no fim de viajar. O preço é definido depois de ser identificada a melhor tarifa para determinando percurso, uma conta que também será feita quando estiverem em causa várias viagens, para que o cliente possa beneficiar de descontos para viagens compradas em bloco, mesmo quando a aquisição na verdade é feita individualmente. Também funcionará com passes mensais.
A parceria envolve Carris, Metro e Transtejo, na vertente operacional. Junta-se ao grupo a Novabase, que fornece as competências tecnológicas, e a Via Verde, com o know-how no domínio da cobrança eletrónica, aqui em parceria com a SIBS.
A Via Verde Transportes vai ter versões para iOS e Android. Para usar bastará fazer o download, criar uma conta (ou usar uma existente) Via Verde e validar o local de partida e de chegada. Para isso será necessário aproximar o smartphone do equipamento de validação nos dois momentos, que a tecnologia Zabeacon, desenvolvida para o projeto, assegura a leitura de dados.
No roadmap para desenvolvimentos futuros está a intenção de permitir o planeamento de viagens com a aplicação, dando acesso a um conjunto de informação sobre horários e percursos. Com o aumento das utilizações, o sistema irá ainda proporcionar descontos nas viagens efetuadas, resultante das otimizações tarifárias. Outra das vantagens da app será poder vir a gerir as viagens das famílias, permitindo, através da conta da Via Verde Mobilidade, a utilização de contas associadas, nomeadamente dos filhos.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais