Partilhe nas Redes Sociais

Volvo, Autoliv e Nvidia vão desenvolver carros com inteligência artificial

Publicado em 7 Julho 2017 | 984 Visualizações

A construtora Volvo Cars e a empresa de segurança automativa Autoliv vão juntar-se à fabricante de chips e computação visual Nvidia para desenvolver carros autónomos. As três companhias anunciaram que o desenvolvimento irá centrar-se em sistemas avançados e software para carros alimentados a inteligência artificial.

A investida destas empresas tem como horizonte a comercialização de carros autónomos já em 2021, baseados na plataforma de computação Nvidia Drive PX. Esta será a fundação de todo o desenvolvimento feito no âmbito da parceria agora anunciada, cujo objetivo é criar sistemas que usem deep learning para reconhecer objetos à sua volta, antecipar ameaças e navegar de forma segura.

A Zenuity,  joint venture formada pela Volvo e Autoliv, muito recentemente, foi criada para fornecer o software de condução autónoma, que a Volvo Cars utilizará e que a Autoliv irá comercializar usando a sua rede de vendas, marketing e distribuição.

«A inteligência artificial é a ferramenta essencial para resolver o incrível desafio da condução autónoma», declarou o CEO da Nvidia, Jensen Huang, durante o Automobil Elektronik Kongress. «Estamos a construir em cima da nossa colaboração anterior com a Volvo para produzir veículos que irão tornar a condução mais segura, levar a cidades mais ‘verdes’ e reduzir o congestionamento das estradas».

O Nvidia Drive PX, tal como outros sistemas que estão a ser desenvolvidos para este sector, oferece ao computador do carro uma visão 360º do ambiente, em tempo real, com mapas em alta definição e a capacidade de ajustamento contínuo.

O CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson, afirmou que esta parceria coloca as empresas na linha da frente da condução autónoma.

«Com a Nvidia, temos agora acesso total à plataforma de computação de inteligência artificial que lidera na condução autónoma», defendeu o CEO da Autoliv, Jan Carlson. Mas esta é mais uma plataforma num segmento que continua a atrair players e investimento: há já várias colaborações na indústria e investimentos pesados, sendo a mais recente entrada a da Apple. O CEO Tim Cook confirmou a existência do projeto, mas não deu grandes pormenores. Ford, GM, Tesla, BMW, Uber, Lyft, Intel e Google são outros pesos-pesados a investir no segmento, que poderá alterar radicalmente a forma como as populações se deslocam e as mercadorias são transportadas no médio prazo.

 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados