Partilhe nas Redes Sociais

Governo aprova medidas de 25 milhões de euros para apoiar startups

Publicado em 22 Abril 2020 | 810 Visualizações

Foi aprovado um conjunto de medidas para apoiar as startups em altura de pandemia, que somam uma verba de 25 milhões de euros, distribuídas por sete iniciativas. 

Neste pacote incluem-se um apoio financeiro equivalente a um salário mínimo por colaborador, até um máximo de 10 colaboradores por startup, através do StartupRH Covid19.

É também lançado o Mezzanine funding for Startups, «um empréstimo convertível em capital em capital social, após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores», explica um comunicado, onde também se detalha que a iniciativa prevê tickets médios de investimento entre 50 mil e 100 mil euros por startup.

Outras medidas incluídas neste leque são o lançamento de uma nova call da Portugal Ventures ou a prorrogação do Startup Voucher. Aqui prevê-se a prorrogação por 3 meses do benefício da bolsa anterior já atribuído, correspondente a cerca de 2 mil euros por posto de trabalho.

As novas medidas completam-se com o Vale Incubação – Covid19, um apoio para startups com menos de 5 anos de 1.500 euros não reembolsáveis, convertíveis na contratação de serviços de incubação.

Juntam-se a estas outras duas medidas que já estavam disponíveis, o Fundo 200M e o fundo para a inovação social, ambos de coinvestimento com investidores privado. 

O primeiro está direcionado para startups e scaleups portuguesas, com um mínimo público de 500 mil euros e máximo de 5 milhões de euros. O segundo dirigido a projetos inovadores e de impacto social, com um investimento público mínimo de 50 mil euros e máximo de 2,5 milhões de euros.

Pelas contas do Governo, a verba disponível para este conjunto de medidas pode apoiar as mais de 2.500 startups nacionais, com um valor médio de 10 mil euros, num contributo para «superar as consequências da pandemia Covid-19 e retomar a sua atividade normal após este período excecional», indica o comunicado que detalha as medidas. 


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados