Partilhe nas Redes Sociais

OrCam coloca IA ao serviço de uma melhor qualidade de vida

Publicado em 31 Agosto 2020 | 296 Visualizações

A OrCam é uma empresa israelita, unicórnio, totalmente focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em intelgência artificial (IA). O seu mais recente produto chega por estes dias ao mercado português, conforme explicou ao Ntech.news, Fabio Rodriguez, country manager da OrCam Portugal e Espanha: «O OrCam Read é um device com a forma de uma caneta, desenhado para pessoas com dificuldades de visão baixas a moderadas.»

Na realidade, o OrCam Read surge vocacionado para utilizadores que apresentem baixo grau de visão, dislexia, fadiga de leitura ou que leiam grandes volumes de texto, tendo a capacidade de ler qualquer superfície (impressa ou digital).

Fabio Rodriguez refere que se trata de tecnologia «muito desenvolvida mas que, ao mesmo tempo, é bastante fácil de usar por todos os que necessitam dela».

O dispositivo tem um ponteiro eletrónico que aponta ao texto que se pretende ler, tira uma fotografia e, a partir daí, «faz a leitura do que está na imagem sendo que, no final, essa fotografia é destruída». O country manager da OrCam recorda que, «por uma questão de segurança, nenhum documento fotografado fica armazenado na nuvem».

Fabio Rodriguez acredita que o OrCam Read «vai assegurar uma grande disseminação no mercado português e ser muito bem aceite» existindo «boas perspetivas para a sua comercialização».

O produto chega a um conjunto de países europeus, para além de Portugal, como França, Espanha ou Polónia.

Mas a OrCam conta ainda com o OrCam MyEye, uma solução destinada a pessoas com grandes dificuldades de visão, que «combina o poder da visão artificial com um dispositivo do tamanho do seu dedo, sendo o único dispositivo portátil de tecnologia de assistência que é capaz de seguir o olhar do utilizador, permitindo uma utilização mãos-livres», refere Fabio Rodriguez ao Ntech.news.

O MyEye «capta imagens no segundo e lê em voz alta para o utilizador, permitindo-lhe ler um livro, reconhecer produtos de supermercado, caras, cores ou dinheiro em papel». O produto apresenta agora uma nova versão cujo o software «reconhece objetos, como mesas, cadeiras, etc., e guia o utilizador para longe desses obstáculos, facilitando a sua vida».

A companhia israelita conta com mais de 100 engenheiros na área de I&D sendo que muita da tecnologia usada «é desenvolvida internamente».

Um dos próximos passos, em matéria de novas soluções, será o OrCam Ear, «um produto que vai ajudar pessoas que usam aparelhos de audição e têm problemas a este nível». Fábio Rodriguez diz que o equipamento tem a capacidade de «ler os lábios de quem fala perto do utilizador e elevar o som dessa fala sobre todos os outros, em ambientes mais ruidosos».

Uma outra novidade da companhia passa pela possível «expansão da rede de distribuidores» facilitando «ainda mais a venda dos produtos OrCam», revela o country manager da companhia para Portugal e Espanha.


Publicado em:

Startups

Etiquetado:

MyEyeOrCamOrCam Read

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados