Partilhe nas Redes Sociais

Schneider Electric acelera eletrificação de frotas

Publicado em 11 Abril 2025 por Ntech.News | 76 Visualizações

Com a nova diretiva europeia sobre o desempenho energético dos edifícios (EPBD), que exige infraestruturas de carregamento de VE em todos os edifícios até 2027, a Schneider Electric antecipa-se com uma solução estratégica e orientada para o futuro: o Schneider Charge Pro. Esta proposta da multinacional francesa vai além do hardware, integrando uma plataforma de gestão aberta e funcionalidades que simplificam a instalação, utilização e monitorização.

O lançamento do Schneider Charge Pro em Portugal confirma a relevância do mercado nacional na estratégia europeia da empresa. A infraestrutura está já disponível, e posiciona-se como uma resposta integrada e escalável para empresas que procuram alinhar-se com as exigências da EPBD, reduzir a sua pegada carbónica e reforçar a resiliência energética das suas operações.

A solução foi pensada para acelerar a adoção de VE entre frotas comerciais e habitações multifamiliares, dois dos segmentos com maior potencial de crescimento. A empresa posiciona-se assim como parceira na transição energética, ajudando os negócios a atingirem os seus objetivos de eletrificação e sustentabilidade sem comprometer a operação.

Eficiência, escalabilidade e simplicidade de gestão

O Schneider Charge Pro está preparado para enfrentar um mercado cada vez mais segmentado e complexo, através de soluções complementares e adaptáveis a diferentes necessidades:

  • Charge Pro com PTE6 – Desenvolvido para edifícios multifamiliares, permite a gestão da carga elétrica em tempo real, evitando a ultrapassagem da potência contratada. Inclui ainda uma app móvel gratuita para monitorização e controlo remoto.
  • Charge Pro com EV Charging Expert Lite – Pensado para carregamentos em larga escala, garante a estabilidade energética do edifício, mesmo com múltiplos veículos em simultâneo. A gestão remota é assegurada por uma ferramenta baseada na cloud, permitindo pré-comissionamento fora do local e uma instalação acelerada via aplicação móvel intuitiva.

Uma visão integrada para os desafios do mercado B2B

«Ao simplificar a adoção de VE para operadores de frotas, proprietários de edifícios, eletricistas e habitações multifamiliares, estamos a permitir a conformidade regulamentar da UE, ao mesmo tempo que ajudamos as empresas a acelerarem os seus objetivos de eletrificação e a impulsionar a transição para a energia sustentável», afirma Nadège Petit, Chief Innovation Officer da Schneider Electric.

Segundo a responsável, a nova solução assenta «na herança centenária de inovação na gestão da energia», oferecendo um sistema «aberto, acessível e eficiente» que responde aos requisitos práticos e estratégicos da nova era da energia.


Publicado em:

Tecnologia Em Movimento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados