Techstars vai voltar a acelerar startups em Portugal
A 351 Associação Portuguesa de Startups firmou uma parceria com a Techstars, para reativar os programas de desenvolvimento de ecossistemas do acelerador de startups em Portugal. Desde a fundação, a Techstars já investiu em mais de 2.300 empresas, sendo um dos aceleradores de referência dos Estados Unidos.
Os dois primeiros programas previstos no âmbito da parceria são o Techstars Startup Weekend e o Techstars Community Leaders Academy. O primeiro é um programa intensivo de capacitação e formação que já teve mais de 7 mil edições em 150 países, impactando meio milhão de pessoas. A última edição em Portugal teve lugar em 2019.
O Techstars Community Leaders Academy ainda só foi realizado em dois países (Brasil e Coreia do Sul), tornando Portugal no terceiro país a recebê-lo. Aqui pretende-se dar formação e conectar os «líderes de ecossistema», pessoas que trabalham ativamente para apoiar startups, seja através de trabalho remunerado, ou através de iniciativas voluntárias. Vão ser selecionados entre 40 a 60 líderes do ecossistema português para integrarem a iniciativa.
A iniciativa desafia os participantes a transformar uma ideia de negócio num projeto empresarial tecnológico que possa já contar com um protótipo e clientes pagos. Tem uma duração de 52 horas e tira partido de uma metodologia desenvolvida pelo acelerador americano, com o apoio de diversos mentores especializados.Estão previstas seis novas edições em Portugal, a realizar já este ano e no próximo, que vão contar com o apoio de vários parceiros locais, a anunciar em breve.
«O ecossistema tecnológico de Portugal é vibrante e tem produzido consistentemente startups de sucesso global. A nossa parceria com a 351 visa ampliar este momento, promovendo um maior acesso ao empreendedorismo e expandindo a nossa presença neste próspero centro de inovação», sublinha José Iglesias, diretor sénior de comunidade da Techstars Global, citado numa nota de imprensa.
A 351 Associação Portuguesa de Startups nasceu em 2019 e conta já com mais de 1200 membros, gere 10 projetos ativos e conta com a colaboração de 60 voluntários por todo o país.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais