Partilhe nas Redes Sociais

Unicorn Factory Lisboa lança 7ª edição do Scaling Up com 10 novas scaleups

Publicado em 27 Março 2025 por Ntech.News | 121 Visualizações

A Unicorn Factory Lisboa inicia a 7ª edição do programa de aceleração Scaling Up, direcionado a startups “post-seed” em fase de crescimento acelerado e com foco na internacionalização. Nesta nova edição, entram 10 novas scaleups, elevando para 58 o total de empresas já apoiadas pelo programa.

As scaleups selecionadas – Connected Space, Framedrop, Gaimin, Growappy, Hiop, LoopOS, LUGGit, Noxus, Secretarium e Viads – já captaram mais de 17 milhões de euros em investimento e registam uma receita anual combinada de 31 milhões de euros. Em conjunto, empregam 267 colaboradores, sendo que 70% delas mantêm escritórios em Portugal.

Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, explica que o Programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa tem sido um motor de crescimento para as scaleups, ajudando-as a expandir operações, captar investimento e ganharem escala global. «Este programa desempenha um papel fundamental para o país, pois é um pilar essencial para desenvolver a inovação em Portugal como motor da economia através da atração de investimento e criação de postos de trabalho, e reforçar a competitividade internacional do país e da cidade de Lisboa», acrescenta.

Oito meses de aceleração e crescimento

Nos próximos oito meses, as scaleups vão beneficiar de oito módulos especializados focados na expansão internacional, captação de investimento, escalabilidade operacional, desenvolvimento de parcerias estratégicas e aperfeiçoamento das equipas de liderança. O programa conta com o apoio de 140 mentores experientes, oriundos de scaleups, grandes empresas e investidores.

Desde a sua criação, o Scaling Up tem sido determinante no ecossistema empreendedor em Portugal. As 48 startups apoiadas anteriormente registaram um crescimento de 26% no número de colaboradores, 58% no financiamento obtido e 55% na receita anual. No total, o programa já recebeu mais de 240 candidaturas e as 58 scaleups apoiadas arrecadaram 379 milhões de euros em investimento, com uma receita anual combinada de 200 milhões de euros. Entre as selecionadas, destacam-se 18 fundadoras mulheres.

Parcerias estratégicas e apoios ao programa

O Scaling Up conta com o apoio de dez parceiros estratégicos, incluindo BPI, Cuatrecasas, Delta Cafés, Fidelidade, Galp, Google, Grupo Brisa, Câmara Municipal de Lisboa e PwC Portugal. Este ano, reforça ainda o apoio no setor da saúde com a entrada da CUF.

Adicionalmente, o programa conta com 37 parceiros de investimento, 62 parceiros de ecossistema e 48 parceiros corporativos. Entre os mentores destaca-se Steve Cadigan, primeiro diretor de Recursos Humanos do LinkedIn, que acompanha o Scaling Up desde a sua primeira edição.

As novas scaleups

As dez scaleups que integram esta nova edição do programa são:

  • Connected Space (SatCom, IoT) – Desenvolve soluções de IoT com conectividade universal via satélite.
  • Framedrop (IA, Media Tech) – Otimiza a promoção de conteúdo em vídeo através de IA.
  • Gaimin (CloudTech) – Especializa-se no desenvolvimento e suporte de software.
  • Growappy (IA, EdTech) – Usa IA para personalizar a educação infantil.
  • Hiop (SaaS, Data Tech) – Plataforma SaaS para gestão de operações de dados.
  • LoopOS (Economia Circular, SaaS) – ERP all-in-one para modelos de economia circular.
  • LUGGit (Logística) – Serviço de recolha, armazenamento e entrega de bagagens.
  • Noxus (IA, Enterprise Tech) – Plataforma para integração rápida de IA nas empresas.
  • Secretarium (Cyber Security) – Computação em nuvem com foco em privacidade e segurança.
  • Viads (AdTech) – Tecnologia publicitária para conectar editores e anunciantes.

As inscrições para o programa estão abertas durante todo o ano, sendo revistas a cada seis meses para seleção do novo cohort. As candidaturas podem ser feitas através do site oficial da Unicorn Factory Lisboa.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados