Xpertfly instala-se no IPN para pôr IA ao serviço das decisões das empresas
O Instituto Pedro Nunes tem uma nova incubada que desenvolveu uma tecnologia para ajudar as empresas a tomarem decisões de investimento mais informadas. A tecnologia da Xpertfy é baseada na análise de extensos volumes de texto, para identificar padrões e variações na linguagem que podem indicar possíveis fraudes ou problemas financeiros nas organizações.
O IPN explica que a empresa usa técnicas de Inteligência Artificial para o processamento de linguagem natural incluindo, análise de sentimentos, modelagem de tópicos e análise de texto. Com esta abordagem consegue «identificar mudanças ao longo do tempo em tópicos principais e sentimentos associados, explorando padrões subtis na linguagem natural», detalha-se também. As análises realizadas por esta via atuam como indicadores preliminares de possíveis tendências.
Felipe Moret Nesi, co-fundador & CEO da Xpertfy explica que a empresa está a conduzir «um projeto de investigação inovador, utilizando técnicas de IA, para analisar dados não estruturados na língua portuguesa a partir de diversas fontes primárias de informação».
A partir destes dados são criados modelos de aprendizagem profunda multimodais que conseguem processar grandes volumes de dados, para apoiar as empresas nos seus processos de decisão.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais