Partilhe nas Redes Sociais

PUB

NOS investe em novo data center

Publicado em 9 Fevereiro 2018 por Ntech.news - Luísa Dâmaso | 1908 Visualizações

A NOS tem previsto para 2018 um reforço da oferta de 50% na capacidade de armazenamento de dados e serviços associados. A operadora, que investe cerca de 10 milhões de euros anuais na otimização do seu parque de data centers, persegue o objetivo de aumentar a capacidade atual da sua infraestrutura em 50% até final de 2018 e anuncia a criação de um novo data center Imopolis II. Localizada em Carnaxide, Lisboa, o data center possui uma área útil expansível a 630 m2, ocupando uma área de cerca de 1000 m².

Segundo explicou Jorge Graça, administrador e CTO da NOS, o novo data center «é o mais moderno e eficiente em Portugal e vai aumentar a capacidade da empresa no suporte à sua atividade e no serviço aos seus clientes empresariais, em duas áreas suportadas pelo armazenamento de dados que estão a ter um crescimento exponencial: serviços de cloud e data analytics».

Flexibilidade estrutural e escalabilidade modular

O data center é suportado numa infraestrutura de energia redundante, complementada por N+1 geradores de emergência e 2 grupos de UPS, que permitirá um consumo até 2 MW de potência. A climatização é assegurada por infraestrutura central com freecooling integrado, com redes redundantes hidráulica e de expansão direta, suportando a insuflação modular por InRows.

O data center Imopolis II conta com soluções de orquestração e automação baseadas em Software Defined Network (SDN), gestão de serviços cloud e virtualização, pela primeira vez integradas em data center produtivo, após testes exaustivos de funcionalidade e fiabilidade.

A interligação dos novos centros NOS está assegurada por anéis de alto débito (100 Gbps) e baixa latência e a infraestrutura de cablagem e switching foi preparada para operar nativamente a débitos de 32Gb FC ou 40 GE escalável a 100 GE, de forma a corresponder aos desafios crescentes das tecnologias de storage SSD/All flash e High Performance Computing.

Com este anuncio a NOS garante que reforça «significativamente» o suporte aos seus negócios e a oferta empresarial nas áreas de cloud e serviços associados. A operadora dá ainda conta de que estão planeados para 2018 novos investimentos em «mais infraestruturas de nova geração a serem reveladas em breve».

 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados