Partilhe nas Redes Sociais

A Revolução dos PCs com IA

Publicado em 24 Setembro 2024 | 30 Visualizações

O mercado de PCs está a passar por uma transformação significativa, impulsionada pela crescente procura de aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA). Embora os PCs tradicionais ainda sejam a escolha predominante entre os consumidores, as previsões indicam que os PCs com capacidades de IA irão representar 60% das vendas totais até 2027, um aumento impressionante três vezes superior ao esperado para este ano.

De acordo com dados da AltIndex.com, o número de vendas de PCs com IA deverá quadruplicar, atingindo 205 milhões de unidades até 2028. Este crescimento é impulsionado pela adoção crescente de soluções de edge computing e pela necessidade de dispositivos que melhorem o desempenho de sistemas autónomos, dispositivos de smart home e aplicações de Internet das Coisas (IoT).

Mas, esta adoção de PCs com IA não se limita a consumidores individuais; empresas em vários setores também estão a procurar estas máquinas para aumentar a produtividade, especialmente em tarefas como aprendizagem de máquina, análise de dados e trabalhos criativos. A ascensão das aplicações de IA generativa está a alimentar ainda mais esta procura, fazendo com que mais utilizadores procurem dispositivos que suportem a Inteligência Artificial.

Em 2024, os PCs com IA já deverão representar 19% das vendas totais de PCs. A Statista e a Canalyst prevêem que a indústria de PCs está a recuperar, após três anos menos positivos para as vendas, com a receita global de vendas de PCs a atingir 220 mil milhões de dólares em 2024, ainda que abaixo dos 230 mil milhões de dólares registados três anos antes. No entanto, as estimativas indicam que os gastos anuais em novos PCs irão aumentar em 27 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos, alcançando 247 mil milhões de dólares em 2028.

Gigantes tecnológicos como NVIDIA, Intel e AMD têm vindo a incorporar aceleradores de IA e outras funcionalidades nos seus processadores e GPUs, facilitando o aparecimento de uma nova geração de PCs com IA. O mais recente exemplo é o Microsoft Copilot+, que evidencia a crescente integração da IA em dispositivos computacionais.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados