Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Atos QLM E, um simulador quântico ainda mais rápido

Publicado em 23 Julho 2020 | 147 Visualizações

A Atos ampliou o seu portfólio de soluções quânticas com o lançamento do Atos QLM Enhanced (Atos QLM E). Trata-se de uma nova gama GPU-accelerated integrado na sua oferta Atos Quantum Learning Machine (Atos QLM), a solução  de maior desempenho disponível mundialmente em simulador quântico.

O simulador oferece até «12 vezes mais velocidade de computação» e abre caminho «para a simulação quântica digital otimizada nos primeiros computadores quânticos de escala intermédia a serem comercializados nos próximos anos», segundo explica a Atos.

Ao prometer aplicar, a curto prazo, recursos de computação que estão para além do alcance dos computadores existentes, com maior poder para resolver problemas complexos da vida real, «os dispositivos NISQ vão desempenhar um papel importante na determinação do potencial da computação quântica disponibilizada comercialmente».

Integrando as NVIDIA’s V100S PCIe GPUs, o Atos QLM E «foi otimizado para reduzir drasticamente o tempo de processamento das simulações híbridas de algoritmos quânticos clássicos, levando a um progresso mais rápido na pesquisa de aplicações», segundo explica a empresa.

Uma realidade que permitirá que investigadores, estudantes e engenheiros «aproveitem alguns dos algoritmos variacionais mais promissores (como VQE ou QAOA) para explorar ainda mais modelos que promovam a descoberta de novos medicamentos, combatendo a poluição com materiais inovadores ou uma melhor antecipação de mudanças climáticas e fenómenos climáticos severos».

Bob Sorensen, chief analyst for Quantum Computing da Hyperion Research, lembra que a Atos «continua a desempenhar um papel fundamental no avanço do setor de computação quântica, ao disponibilizar mais um simulador quântico digital de classe mundial com recursos cada vez mais poderosos, desta vez através da inclusão de um NVIDIA GPUs».

Por seu lado, Agnès Boudot, senior vice president, head of HPC & Quantum da Atos refere que, ao entrar na era do NISQ, «a busca por problemas concretos que possam ser resolvidos pelas tecnologias de computação quântica torna-se crítica, pois determinará o papel que eles vão desempenhar para ajudar a sociedade a moldar um futuro melhor». Assim sendo, «combinando desempenhos de simulação sem precedentes, com um ambiente de programação e execução para algoritmos híbridos, o Atos QLM E representa um passo importante para alcançar avanços no curto prazo».

O Atos QLM E está disponível em seis configurações, variando de 2 a 32 Nvidia V100S PCIe GPUs. Os clientes do Atos QLM têm a possibilidade de atualizar para o Atos QLM a qualquer momento.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados