Colt vende data centers e aposta tudo na infraestrutura digital

A Colt Technology Services vendeu oito data centers localizados em sete das mais importantes cidades europeias, num movimento estratégico que reforça a aposta da empresa na sua verdadeira vocação: ser um motor da infraestrutura digital global, cada vez mais moldada pelas exigências da inteligência artificial.
O acordo de alienação envolve seis data centres situados em Amesterdão, Berlim, Düsseldorf, Frankfurt, Hamburgo e Munique, vendidos à NorthC, um dos principais operadores independentes de data centers na Europa Central. Os dois restantes, localizados em Londres, serão adquiridos por uma empresa especializada no setor, também detida pelos fundos geridos pelo DWS Group, que controla a NorthC.
Esta decisão estratégica surge após a aquisição dos ativos da Lumen EMEA em 2023, que incluíam os data centers agora vendidos. Com este desinvestimento, a Colt pretende consolidar o seu posicionamento como fornecedor global de infraestruturas digitais sustentáveis, com impacto direto na aceleração dos negócios dos seus clientes e na expansão da economia baseada em IA.
«Estamos satisfeitos por ter celebrado este acordo para alienar os nossos centros de dados à NorthC e aos fundos geridos pelo DWS Group. Esta venda irá dar-nos a possibilidade de nos recentrarmos nos nossos imperativos estratégicos de acelerarmos o crescimento, oferecermos uma experiência excecional aos clientes e de construirmos uma rede sustentável para o futuro», afirma Keri Gilder, CEO da Colt Technology Services.
A venda inclui ainda a transferência de cerca de 400 clientes de serviços de hosting para a NorthC, sendo que a maioria continuará a utilizar os serviços de rede da Colt, sem alterações. A ligação entre ambas as empresas será, de resto, aprofundada, já que a Colt manterá os seus equipamentos de rede nos data centers agora vendidos, no âmbito de uma parceria estratégica com a NorthC, garantindo assim continuidade e desempenho à escala global.
Atualmente, a infraestrutura digital da Colt interliga mais de 32.000 edifícios em mais de 40 países e 275 Pontos de Presença (PoPs), com o suporte de 10 cabos submarinos e da copropriedade da AS3356, reconhecida como a rede mais peered do mundo. Esta cobertura global está alinhada com as exigências crescentes do mercado empresarial e da economia digital, em particular no contexto do crescimento acelerado da IA, do edge computing e da necessidade de ligações de baixa latência.
A NorthC, por sua vez, reforça significativamente a sua pegada europeia com esta aquisição. Reconhecida pela proximidade regional, serviços de alta qualidade e soluções de managed cloud orientadas para empresas e organismos públicos, a empresa holandesa passa a integrar ativos de elevada relevância estratégica para a sua expansão.
A transação deverá estar concluída até ao final do ano, estando ainda sujeita às habituais condições regulatórias. Importa referir que esta operação é totalmente independente da Colt Data Centre Services, que desde 2023 opera autonomamente, focada no desenvolvimento e gestão de data centres para grandes operadores e hyperscalers internacionais.
Publicado em:
NegóciosPartilhe nas Redes Sociais