Partilhe nas Redes Sociais

Contratos públicos na saúde ascenderam a 138 milhões de euros em 2022 com tecnologia em destaque 

Publicado em 21 Março 2023 | 322 Visualizações

No ano passado o sector da saúde adjudicou 138,2 milhões de euros em 1.017 contratos públicos e 90% deste valor foi realizado em compras na área da tecnologia. Os dados foram compilados pela plataforma online de análise e consultoria TendersTool. 

Os mesmos dados mostram que os principais adjudicatários de projetos públicos foram a Axianseu II Digital Consulting, que somou 23 milhões de euros em contratos públicos; a Ute Normática Serviços de Informática e Organização, com 19 milhões de euros; e a Capgemini Portugal, com vendas ao sector da saúde de 11 milhões de euros. 

Nestas aquisições, destaque para a compra de serviços de consultores para o produto SIGA, no âmbito da reforma dos Sistemas de Informação, no valor de 11,2 milhões de euros. A aquisição de licenças e serviços de manutenção e suporte do licenciamento Oracle deu o mote para o segundo e terceiro contrato público mais valiosos do ano, no valor de 8,7 e 8,4 milhões de euros. 

Verifica-se ainda que o organismo público mais ativo nas compras públicas da saúde foram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, com um investimento total de 102 milhões de euros e 327 adjudicações. O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e o Centro Hospitalar Universitário de São João ocupam as posições seguintes, com compras de 2,9 milhões de euros e 2,3 milhões de euros respetivamente.  

Por zonas do país, a maior parte das compras da saúde beneficiaram o distrito de Lisboa (78% dos investimentos), com um investimento de 108 milhões de euros, dividido por 431 adjudicações. Seguiu-se o distrito do Porto, com compras de 7,61 milhões de euros, num total de 144 adjudicações.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados