Partilhe nas Redes Sociais

Covid-19: HCP apresenta novas soluções tecnológicas

Publicado em 6 Abril 2020 por Claudia Sargento - Ntech.news | 1373 Visualizações

Uma pulseira que permite a monitorização digital, nas suas casas, de pessoas diagnosticadas e/ou suspeitas de infeção por SARS-CoV-2 (Covid19), a criação de uma central de apoio técnico e de suporte à utilização de ventiladores, e uma plataforma de e-learning que disponibiliza conteúdos sobre Covid-19 para profissionais de saúde.

Estas são três soluções criadas pelo Health Cluster Portugal (HCP), através da sua rede temática Smart Health Network, para dar resposta à pandemia. Os projetos, que já estão a ser desenvolvidos no terreno, envolvem startups e empresas nacionais, parceiros internacionais, instituições de i&d e hospitais.  

O trabalho tem como objetivo apoiar o esforço e a dedicação dos profissionais de saúde no combate à Covid-19, recorrendo ao know-how, experiência e conhecimento nos domínios das tecnologias médicas e de saúde digital dos associados do HCP.

Covidmonitoring: monitorizar à distância

Esta solução permite assegura a monitorização digital de doentes diagnosticados e/ou suspeitos de infeção por Covid-19, nas suas casas, recorrendo a uma pulseira que lê de forma remota e localmente diferentes parâmetros do utilizador como a temperatura, o nível de saturação de oxigénio, a frequência cardíaca, a variabilidade do ritmo cardíaco, a frequência respiratória ou o nível de atividade física e ciclos de sono.

Posteriormente, a plataforma integra esta informação com a de outras aplicações de recolha de dados epidemiológicos gerando alertas mediante o estado clínico de cada paciente.

O projeto é da responsabilidade do Health Cluster Portugal em parceria com o Centro de Medicina Digital P5, a HealthySystems, a CINTESIS, a TonicApp, a Promptly, a 2CA-Braga, o Centro Hospitalar Universitário São João, a Medtronic e a Astrazeneca.  

CovidVentilSupport : apoio à distância na utilização de ventiladores

A utilização eficaz e segura dos equipamentos de ventilação mecânica invasiva, que se prevê necessária em cerca de 5% dos casos da Covid-19, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, requer recursos humanos adequadamente habilitados e treinados. Em Portugal existem equipamentos de diversos fornecedores e as recentes aquisições e/ou doações ao Serviço Nacional de Saúde de novos equipamentos, dificultam a rotatividade de utilização destes por profissionais de saúde devidamente habilitados.

O projeto CovidVentilSupport prevê a criação de uma central telefónica de âmbito nacional para apoio técnico e de suporte à operação destes equipamentos, sustentada por clínicos especialistas nesta área. Numa primeira fase, a iniciativa será implementada no Centro Hospitalar Universitário São João e no Hospital de Braga, podendo ser estendida a todo o território nacional.

Para além do Health Cluster Portugal, o projeto conta ainda com a Fraunhofer, Promptly, Centro Hospitalar Universitário São João, 2CA-Braga, Plux, Medtronic e HealthySystems.

CovidLearning – e-learning para formações rápidas

Este projeto permite dotar médicos e enfermeiros não especialistas, internos, ou de outras especialidades, de competências e conhecimento em procedimentos clínicos relativos à Covid-19. A solução utiliza uma plataforma de e-learning já existente e todos os médicos e enfermeiros podem ter acesso.

Este projeto é promovido pelo Health Cluster Portugal, tendo como parceiros o Centro de Medicina Digital P5, a HealthySystems, a CINTESIS, a TonicApp, a Promplty, a 2CA-Braga, o Centro Hospitalar Universitário São João, a Medtronic e a Astrazeneca.

De acordo com Joana Feijó, diretora de Desenvolvimento de Negócio do HCP, «a pandemia tem criado uma pressão ímpar no setor da saúde, à qual o cluster tem respondido de uma forma concertada, com entreajuda e espírito empreendedor».


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados