Partilhe nas Redes Sociais

Economia de Partilha em destaque no Porto

Publicado em 30 Outubro 2018 por Ana Rita Guerra | 192 Visualizações

Os desafios e modelos de negócio proporcionados pela chamada “economia de partilha” serão o foco de um fórum organizado pelo CEC/CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro e o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, que vai decorrer no Porto a 9 de novembro.

O Fórum “Partilhando Visões sobre a Economia de Partilha em Portugal” terá em destaque a apresentação dos projetos EU-GIVE e TouriSMEshare, que têm a participação do CEC e INESC TEC e foram apresentados à Comissão Europeia no âmbito do programa COSME. Trata-se de um programa piloto europeu destinado a incentivar a economia de partilha, com um orçamento de 2 milhões de euros.

«O objetivo era o de identificar plataformas colaborativas já existentes e ajudar as pequenas e médias empresas a explorar o potencial daquele modelo económico, atendendo ao atual contexto regulatório a nível europeu», explicam as duas entidades.

O EU-GIVE é representado em Portugal pelo CEC/CCIC e pretende ajudar os empreendedores a gerirem os desafios dos novos modelos de negócio associados à economia de partilha, além de levar ao desenvolvimento e teste de potenciais novos serviços para operadores.

No caso do TouriSMEshare, a participação portuguesa é garantida pelo INESC TEC. A intenção é apoiar PME, empresas sociais ou outras entidades que explorem modelos de negócio baseados na economia de partilha no sector do turismo e do património cultural imaterial em Portugal, Espanha, Itália e Bulgária. O programa inclui a disponibilização gratuita de serviços de diagnóstico, aconselhamento especializado e prospeção de parcerias de negócio ou cooperação tecnológica com o apoio da rede Enterprise Europe Network.

Além da apresentação dos dois consórcios, o Fórum vai abordar a temática “Os desafios legais associados à Economia de Partilha: que problemas, que oportunidades?”, na qual Joana Carvalho, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, falará sobre “SharingEconomy: contratos e responsabilidade da plataforma”. Ainda neste painel, Mariana Almeida, da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, irá falar sobre o tema: “Quem é o consumidor numa economia de partilha?”.

No âmbito da temática “Plataformas Digitais e Inovação Tecnológica, António Coelho, do INESC TEC e docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai apresentar “Experiências Digitais no sector do Turismo”, um sector no qual se têm multiplicado iniciativas de ‘sharing economy’.

O seminário termina com um debate moderado por Susana Marnoto do INESC TEC e ISMAI – Instituto Universitário da Maia, mas haverá ainda uma sessão diferente, que vai replicar o formato da Electronic Participatory Meeting. É a sessão Ágora “Moldar o futuro da Economia de Partilha através da voz dos seus Stakeholder’s”, um momento de trabalho colaborativo onde será dada voz a todos os que têm interesse ou participação na economia de partilha, que resultará num relatório sobre a definição de políticas e estratégias locais que promovam o desenvolvimento da ‘sharing economy’ em Portugal.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados