Empresas do setor financeiro procuram aumentar investimentos na cloud
Ao nível da transformação digital da indústria quase metade dos inquiridos (50%) num estudo Nutanix, indica que aumentaram os investimentos em cloud híbrida devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.
No mesmo sentido, 43% das empresas do setor asseguram quem «pretende aumentar os investimentos em cloud privada ao longo de 2021».
Os dados são do relatório Enterprise Cloud Index para o setor financeiro, da Nutanix, e que demonstra os planos de adoção de Cloud Pública, Privada e Híbrida entre as empresas do setor.
No outlook da indústria com previsões a cinco anos, a cloud híbrida é o único modelo de TI que demonstra um crescimento positivo de 39%.
Quanto à adoção da tecnologia cloud, diz a Nutanix que «43% das empresas financeiras pretendem aumentar o seu investimento em cloud privada ao longo do próximo ano»
Este valor está 10% acima da média global (que anda na casa dos 33%), «permitindo compreender que a adoção da cloud privada é essencial na criação de uma infraestrutura híbrida».
Quanto ao uso da cloud pública, as preocupações relacionadas com a segurança, privacidade e compliance são identificadas pela maioria dos inquiridos (62%).
Assim se percebe, diz o estudo, que embora a cloud pública tenha boas capacidades de suportar as infraestruturas de TI, «a segurança de dados sensíveis é fundamental, levando as empresas a procurarem soluções alternativas».
Assim, o investimento em infraestruturas hiperconvergentes (HCI) «é demonstrativo da confiança do setor na cloud privada, com quase 50% das empresas a afirmarem ter já implementado soluções HCI, ou que estão no processo de implementação». Por seu lado, 38% reportam que irão passar a essa fase nos próximos 12 a 24 meses.
Este investimento está diretamente relacionado com o aumento da adoção de cloud privada, à medida que a HCI reduz o tempo de construção de infraestruturas software-defined e escaláveis para suportar a cloud privada, revela ainda a Nutanix.
Por fim, o relatório identifica ainda que o setor terá de investir em talento para apoiar o crescimento esperado em ambientes de cloud híbrida, uma vez que mais de um terço dos inquiridos do setor financeiro (36%) afirmam que lhes faltam as competências necessárias para gerirem ambientes mistos entre as clouds pública e privada.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais