Partilhe nas Redes Sociais

Engenheiros portugueses distinguidos nos EUA pela terceira vez

Publicado em 30 Agosto 2018 | 246 Visualizações

É a terceira vez que dois investigadores portugueses do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) vencem o concurso Modern Heuristic Optimization, organizado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, nos Estados Unidos.

Na equipa que levaram à prova este ano, Leonel Carvalho e Vladimiro Miranda, contaram com mais três investigadores portugueses: Armando Leite da Silva, Carolina Marcelino e Elizabeth Wanner.

O desafio proposto passou pela resolução de dois problemas, relacionados com o planeamento da operação de Sistemas Elétricos de Energia através de meta-heurísticas, metodologias usadas para resolver problemas de otimização de forma genérica. A equipa portuguesa foi a melhor classificada na resolução de ambos os problemas.

As meta-heurísticas são um método que tem por base fenómenos naturais, como a teoria da evolução ou comportamentos já verificados, substituindo-as à abordagem tradicional com teorias matemáticas. «Apesar de terem por base um paradigma diferente do matemático clássico, está provado que estes métodos podem fornecer soluções excelentes para problemas complexos», explica Leonel Carvalho, citado numa nota de imprensa.

A dupla de investigadores portugueses venceram o concurso promovido pelo IEEE nas edições de 2014, 2017 e 2018, as três realizadas até à data.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados