Partilhe nas Redes Sociais

IBM e Galp juntas em projeto de Inteligência Artificial

Publicado em 12 Julho 2018 por Ntech.news - Ana Rita Guerra | 351 Visualizações

A IBM e a Galp juntaram-se numa parceria baseada em tecnologias de inteligência artificial para ajudar a resolver o problema do crescimento exponencial de energia numa altura em que os recursos naturais de energia se esgotam. A estimativa é de que o consumo de energia aumente 50% em todo o mundo nos próximos 25 anos.

A parceria entre a tecnológica e a petrolífera está centrada no Brasil, onde a Petrogal Brasil e uma equipa da IBM Research desenvolveram o protótipo de uma solução que funciona como assistente inteligente para os cientistas na identificação de novos blocos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas. As equipas trabalharam nesta investigação durante os últimos três anos, com base em tecnologias de IA para ajudar os cientistas a criarem modelos geológicos mais rigorosos e a fazerem uma avaliação de risco mais rápida para novas prospeções, otimizando a localização de novos poços de petróleo.

«Com isso, estamos também a criar e a reunir um conjunto de informações ao longo do tempo, permitindo a transferência e retenção de conhecimento. Aliás, o acesso a toda esta informação pode agilizar o desenvolvimento de competências de jovens profissionais na área», explicam as empresas.

O protótipo está a ser testado por cientistas e espera-se que contribua «significativamente» para o crescimento das competências técnicas e científicas da IBM e da Galp. É também visto como algo que pode «quebrar barreiras tecnológicas na indústria» e permitir uma melhor compreensão sobre as potenciais aplicações da inteligência artificial no sector do petróleo e gás — não apenas no Brasil, mas à escala global.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados