Partilhe nas Redes Sociais

PUB

GMV: Innovating solutions in Cybersecurity

Lei de Watson: IBM anuncia nova era de crescimento em Las Vegas

Publicado em 21 Março 2018 por Ana Rita Guerra, em Las Vegas | 164 Visualizações

“Este é um momento que acontece a cada 25 anos”, declarou a CEO da IBM, Ginni Rometty, perante um pavilhão esgotado no Mandalay Bay, em Las Vegas. “É um momento exponencial.” A executiva argumentou que a confluência de dados e inteligência artificial irá gerar uma nova era de crescimento exponencial nas empresas, e arriscou que tal pode ser chamado “Lei de Watson” – tal como a famosa Lei de Moore, cuja premissa foi o duplicar da capacidade dos processadores a cada 18 meses que permitiu a revolução dos computadores.

“Talvez um dia se chame Lei de Watson”, afirmou. “O corolário desta lei é que, ao contrário da sabedoria tradicional, nesta era muitos podem vencer, não apenas um punhado de empresas.”

Para justificar o cunhar ambicioso de uma nova Lei, Ginni falou dos dois momentos que marcaram os saltos nos últimos 60 anos: primeiro a Lei de Moore, depois a Lei de Metcalfe, que se refere ao valor de uma rede ser o quadrado do número de nódulos na mesma.

Estes saltos exponenciais “acontecem quando tanto os negócios como a tecnologia mudam a sua arquitetura ao mesmo tempo.” Para a IBM, chegou esse momento. E quando as empresas conseguem aprender de forma exponencial, argumentou, elas tornam-se as disruptoras em vez de serem alvo de disrupção.

É um cenário que certamente agrada aos milhares de parceiros e clientes que afluíram a Las Vegas esta semana para o primeiro evento anual IBM Think. A tecnológica fez uma mão cheia de anúncios focados nas áreas em que Rometty tem centrado todos os esforços: inteligência artificial, blockchain e computação quântica.

Entre as principais novidades estão a expansão da parceria com a Apple para que os programadores acedam diretamente ao supercomputador Watson, a disponibilização da plataforma de aprendizagem de máquina e modelos de treino Watson Studio na nuvem pública, e o lançamento do Watson Assistant, um assistente de voz para ser trabalhado nas empresas.

O IBM Think decorre em Las Vegas até quinta-feira.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados