Partilhe nas Redes Sociais

IBM usa inteligência artificial para ajudar empresas a alcançarem metas de sustentabilidade

Publicado em 15 Outubro 2021 | 883 Visualizações

A IBM lançou uma ferramenta para ajudar as empresas a gerirem questões ambientais com impacto na sua atividade. Chama-se IBM Environmental Intelligence Suite, recorre a inteligência artificial e permite a otimizar e automatizar a gestão de riscos ambientais e a operacionalizar processos relacionados. 

Permite, por exemplo, monitorizar perturbações nas condições ambientais (fenómenos extremos, qualidade do ar, etc); prever potenciais impactos causados pelas alterações climáticas para a empresa; medir e reportar iniciativas ambientais em curso ou operacionalizar a contagem de carbono. 

A solução também apoia a empresa no planeamento estratégico de ações a longo prazo e na tomada de decisões. Por exemplo, as empresas de energia e de serviços podem usá-la para prever com maior precisão onde devem aparar a vegetação próxima de linhas de energia, ou determinar que ativos críticos correm maior risco de serem afetados por incêndios florestais.

A plataforma tira partido dos dados meteorológicos da IBM existentes, análises geoespaciais avançadas já usadas por empresas de todo o mundo e outras inovações da IBM Research, explica a fabricante, acrescentando que é a «primeira a reunir inteligência artificial, dados meteorológicos, análise de risco climático e recursos de estimativa de carbono». 

A utilização combinada de recursos integrados nesta solução SaaS permite também às empresas gastarem menos recursos no tratamento deste tipo de dados complexos e ficarem com mais tempo para analisar previsões. 

A IBM recorda, na nota onde divulga a nova solução, que o Global Risks Report de 2021 do Fórum Económico Mundial elegia como os três riscos mais prováveis para as empresas, nos próximos 10 anos, as condições meteorológicas extremas, as falhas no cumprimento das ações climáticas e os danos ambientais causados ​​pela ação humana. Com esta solução, a empresa acredita que pode contribuir para que as empresas abordem estes temas de forma mais simples e direta. 

O Environmental Intelligence Suite está integrado num portefólio de software direcionado à inteligência ambiental, que também inclui o IBM Maximo Application Suite, que ajuda a proteger e alargar o ciclo de vida de ativos críticos e o IBM Supply Chain Intelligence Suite, que apoia a construção de cadeias de abastecimento mais sustentáveis ​​e resilientes.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados