Partilhe nas Redes Sociais

Incidentes de segurança nas redes de comunicações diminuiram 41% no ano passado 

Publicado em 21 Abril 2022 | 378 Visualizações

A Anacom divulgou dados relativos ao número de incidentes de segurança notificados ao regulador pelas empresas de redes e serviços de comunicações eletrónicas ao longo do ano passado, dados que apuram uma redução significativa desses incidentes em 2021.

Foram comunicados à Anacom um total de 38 incidentes de segurança ao longo do ano, menos 41% do que em 2020. O valor é também o mais baixo reportado desde 2015 e, como frisa o regulador, não foi reportado qualquer incidente especificamente relacionado com a pandemia, como se explica, em grande parte porque as redes já tinham sido adaptadas a cenários de tráfego intenso por parte das empresas.   

A maioria dos incidentes afetaram dois ou mais serviços de comunicações eletrónicas. A rede fixa foi a mais afetada, seguida da rede móvel, mantendo uma tendência que se verifica já ao longo dos últimos sete anos. 

A duração média anual por incidente também atingiu o valor mais baixo dos últimos anos: 12 horas. Por comparação, o último ano em que foi reportada uma duração média superior foi em 2017 e o tempo em causa era de 51 horas.

Mais de metade dos incidentes (66%) aconteceram nos dois primeiros trimestres do ano, entre janeiro e junho. Nesse período couberam também os incidentes mais graves. Por regiões do país verifica-se que, norte e centro, foram as mais afetadas por este tipo de eventos. 

A maioria dos incidentes reportados (47%) resultaram de falha no fornecimento de bens ou serviços por terceiros, como cortes no fornecimento de energia elétrica, ou avarias em circuitos alugados. Acidentes ou fenómenos naturais foram responsáveis por 26% dos incidentes que provocaram perturbações nos serviços. Manutenção, falha de hardware ou de software responderam por 24% dos incidentes. Os ataques informáticos representaram apenas 3% dos incidentes reportados. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados