Partilhe nas Redes Sociais

Kyndryl reforça aposta em centro de inovação de Portalegre 

Publicado em 28 Abril 2023 | 175 Visualizações

A Kyntech, empresa do Grupo Kyndryl, fez esta semana a inauguração oficial do seu centro de inovação em Portalegre, nascido no âmbito de uma parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre. 

A estrutura integra duas equipas especializadas nas áreas de Automação e Cibersegurança e um centro de competências na área da Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes, que desenha novas soluções para entregar em todo o país.

A empresa explica que a parceria é uma forma de aumentar a proximidade com a comunidade local e em especial com os alunos do IPP, que aí têm oportunidades de estágios curriculares ou profissionais e, mais tarde, a possibilidade de ingressar na empresa. 

A Kyndryl adianta que o trabalho desenvolvido em Portalegre pretende promover a Eficiência Energética global do território. Passou numa primeira fase pela implementação de uma infraestrutura de telecomunicações, que vai dotar o município de uma rede que ligará todo um complexo de sistemas inteligentes e permitirá criar índices para monitorar esses edifícios. 

A primeira implementação na infraestrutura foi um sistema de luminárias inteligentes, para gerir a Iluminação Pública de Portalegre. Está a funcionar há um ano e permitiu já uma redução de 79% no consumo energético, que se traduz numa poupança na ordem dos 500 mil euros e numa redução da pegada ecológica do município, a rondar as 700 toneladas de emissões de CO2.

Está igualmente prevista a instalação de um sistema de mobilidade urbana de Pessoas e Veículos e a possibilidade de, no futuro, adicionar outros sistemas na área da eficiência energética, sustentabilidade ambiental, gestão da distribuição e do consumo da água, ou de controlo e automação de sistemas de regas, entre outros. 

«O centro de inovação de Portalegre está integrado numa estratégia assumida de descentralização e aproximação de instituições de ensino, por forma a influenciar a formação do nosso talento, captar e reter, promovendo o recrutamento nas zonas em que se encontram os nossos centros de inovação», explica José Manuel Paraíso, country manager da Kyndryl em Portugal.  


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados