Partilhe nas Redes Sociais

Migração para IaaS aumenta competitividade das empresas

Publicado em 18 Outubro 2017 por Ana Rita Guerra | 311 Visualizações

IaaS Oracle

Os dados de um novo estudo divulgado pela Oracle indicam que a migração para infraestrutura como serviço (IaaS) ajuda as empresas a tornarem-se mais competitivas, de forma visível e em pouco tempo. Dos especialistas de TI inquiridos à escala global, 72% afirmaram que o IaaS contribuiu para facilitar a inovação dos seus negócios.

O que é relevante é que se trata de um salto de 10% face aos resultados do trimestre anterior. Por outro lado, notou-se um aumento significativo da percentagem de empresas que aderiram ao modelo de infraestrutura na nuvem.

Entre as empresas abrangidas, 68% dizem que o IaaS oferece níveis de desempenho excecionais em termos de velocidade e disponibilidade – em torno de mais 20% a cada trimestre. Há também progressos na produtividade, segundo 56% das empresas, e 46% notam que as suas equipas de TI puderam passar a focar-se noutros projetos de maior valor acrescentado.

São resultados encorajadores para a estratégia da Oracle de venda de plataformas na nuvem. A fabricante mostrou-se confiante na sua oferta durante o Oracle OpenWorld, que decorreu há duas semanas, e mostrou alguns casos de grandes clientes que atraiu para a sua plataforma. Por exemplo, o Australian Finance Group, a Benchmark, a Pernod Ricard Asia, a Telesoft e a Total são clientes que estão agora a usar a Oracle Cloud Infrastructure.

«O index confirma que os investimentos em IaaS compensam», resume James Stanbridge, vice presidente de gestão de produto IaaS para a EMEA e Ásia-Pacífico da Oracle. «As empresas comprovam os benefícios que advém desta adoção e que se estendem muito além do departamento de TI», continuou, referindo «melhorias evidentes» de produtividade. «No entanto, e para a minoria das empresas que ainda estão na dúvida sobre o que fazer, o estudo revela que correm um sério risco de ficar para trás, enquanto as suas rivais se tornam mais ágeis».

Esta é outra das conclusões do estudo: cerca de dois terços das empresas acredita que quem não investir no IaaS vai enfrentar dificuldades para acompanhar o ritmo das concorrentes que o utilizam. O relatório sublinha que, para 68% dos inquiridos, a migração contribui para reduzir «significativamente» o tempo de disponibilização de novas aplicações e serviços, além de menores custos de manutenção.


Publicado em:

Atualidade

Etiquetado:

estudoIaaSOracle

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados