Nova autoestrada de fibra ótica vai ligar Europa e América Latina
Está assinado o acordo que vai fazer nascer uma nova autoestrada de fibra para a troca de informação digital entre a Europa e a América Latina, a ser usada, sobretudo, para fins de investigação e troca de informação cultural.
A iniciativa une 11 redes na área da educação e investigação das duas regiões do globo, reunidas na plataforma BELLA – Building Europe Link to Latin America e conta com o apoio e o financiamento da Comissão Europeia nesta projeto, que deverá estar concluído e operacional até 2020.
A CE investe 26,5 milhões de euros na nova rede de fibra ótica submarina, que vai atravessar o Oceano Atlântico e que, quando estiver pronta, será usada para fomentar a cooperação cientifica, partilha cultural, mas também os negócios entre as duas regiões do globo, tirando partido de uma rede de alto débito e elevada fiabilidade.
A nova rede foi batizada como Ellalink e pretende ser mais um passo na estratégia de criar um espaço comum de investigação entre a União Europeia e a América Latina. Garante financiamento europeu através do programa Horizonte 2020 e de outros sub-programas de apoio à I&D no espaço europeu.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais