Partilhe nas Redes Sociais

O Garçom pode chegar em breve aos restaurantes nacionais

Publicado em 4 Junho 2020 | 1540 Visualizações

“Olá, o meu nome é Garçom.”

Se não sua próxima deslocação a um restaurante ouvir algo deste género, não estranhe porque o Garçom está mesmo a chegar.

Em tempos de pandemia e face à necessidade que os restaurantes têm de se adaptarem a uma nova realidade, a resposta poderá estar na “contratação” de um novo empregado de mesa digital.

O objetivo passa por reduzir o contato físico entre pessoas, através da passagem de ementas, dinheiro, terminais de multibanco ou contacto regular com os empregados.

Com estas ideias em mente, foi criado o Garçom, que juntou no mesmo projeto a agência de comunicação Duzentos e a Pentool, e que permite aos restaurantes utilizar um sistema «que transmite aos clientes uma maior segurança, e que, ao mesmo tempo, foi pensado para otimizar o trabalho dos funcionários desde a cozinha ao serviço de mesa».
 
Conforme explica Tomás Mendes dos Santos, um dos responsáveis pela ideia, desenho e desenvolvimento do Garçom, «o sistema foi desenhado para ser utilizado sem qualquer tipo de necessidade de explicação ao cliente». Assim sendo, «todo o processo é simples, intuitivo e com acesso a ajuda através de um clique em todos os passos».

Já no caso do estabelecimento, «o Garçom distingue-se pelo não limite de produtos, pela facilidade de edição das ementas e pela agilidade que oferece às equipas», disse ainda o mesmo responsável.

Segundo a equipa que desenvolveu o sistema, este resume-se em três passos: Escolher, Pedir e Pagar. Através de um QR Code disponível na mesa, o cliente é encaminhado para a ementa do restaurante, onde para além de a consultar, fará o seu próprio pedido e, no final da refeição, poderá pagar por MB Way.

Os pedidos dos clientes seguem diretamente do smartphone para a cozinha, evitando contacto físico «e melhorando a eficiência de todo o processo». Sempre que conste alguma dúvida por parte do cliente, «este pode solicitar a ajuda do funcionário do restaurante».

Os restaurantes/quiosques terão o garçom “com a sua farda” e podem optar por ter também serviço de Take Away ou reserva de refeição no espaço.

«Trabalhámos ao lado do staff dos restaurantes para perceber as necessidades e os detalhes para criar uma solução adaptada ao dia-a-dia de quem trabalha neste sector», referiu João Domingos, responsável pelo desenvolvimento tecnológico da solução. O lançamento é feito após um teste exaustivo em vários restaurantes da capital como a Leitaria Gourmet e a Hamburg.

Segundo a equipa do Garçom, existe ainda a possibilidade de a aplicação voar para fora do território nacional e chegar, para já, «a dois países europeus» mas, o futuro, trará também «novas funcionalidades como o Apple Pay,


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados