Partilhe nas Redes Sociais

«O nosso compromisso é entregar inovação com padrões de excelência…»

Publicado em 27 Fevereiro 2024 por Ntech.News | 229 Visualizações

Recentemente, a Glintt Global inaugurou um Centro de Excelência dedicado à Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa), refletindo o compromisso da empresa com a liderança tecnológica e a inovação multissetorial. Localizado nas suas instalações e composto por uma equipa multidisciplinar de mais de 40 profissionais especializados, o novo Centro de Excelência em Data & Gen-AI está preparado para responder às necessidades do mercado, integrando a IA Generativa nos setores em que atua, incluindo através da Glintt Life e a Glintt Next. Luís Cocco, CEO da Glintt Global, respondeu a algumas questões sobre o novo centro, falou de investimento e traçou o itinerário de inovação previsto.

Como formaram a equipa deste centro?

Esta equipa foi constituída essencialmente com recursos que já trabalhavam em várias áreas da Glintt Global à qual acrescentamos entre quatro a seis profissionais externos, recrutados de forma muito seletiva para complementar as nossas valências. O nosso objetivo é dinamizar a forma como estes colaboradores trabalham em áreas de Data & gene-AI potenciando os seus outputs. O novo Centro de Excelência da Glintt Global requer um leque abrangente de competências em Dados, Business Intelligence, Analytics Avançada, Machine Learning, Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Artificial Generativa (Gen-AI). É natural que este grupo continue a crescer com base nas necessidades internas e dos nossos clientes. Esta concentração de expertise solidifica a nossa posição como líderes em tecnologia, assim como, nos capacita para apresentar ao mercado um conjunto de competências transversais. Estamos, assim, plenamente equipados para fornecer respostas inovadoras para os desafios complexos dos diferentes setores onde atuamos.

Quanto investiram na criação deste centro?

O nosso investimento é essencialmente em “matéria cinzenta”, ou seja, em pessoas. Nesse sentido o principal investimento neste primeiro ano (2024) é o que resulta nestas 40 pessoas dedicadas a trabalhar nestas áreas (Dados, Business Intelligence, Analytics Avançada, Machine Learning, Inteligência Artificial e Inteligência Artificial Generativa). O plano é que este grupo possa quase que duplicar em dimensão até ao final de 2025.

Sustentar as jornadas de transformação digital

Que road map definiram para o centro?

Este Centro de Excelência desenvolveu um plano de ação em torno de dois eixos fundamentais. O primeiro é essencialmente interno e tem o objetivo de tornar a Glintt Global uma organização gene-AI enabled. Queremos que, na forma como funcionamos, seja maximizada a utilização de ferramentas de inteligência artificial e isto passa pela definição de um roadmap ambicioso na jornada de integração na organização da Gen-AI, desde a familiarização até a adoção de sistemas avançados que reproduzem a inteligência humana. O segundo eixo passa por materializar as inovações e o know-how deste centro, no trabalho que fazemos com os nossos clientes. É um eixo externo no qual procuramos parcerias com os mesmos e em que os ajudamos a promover a utilização de ferramentas de gene-AI, beneficiando os seus processos de negócio e a forma como se relacionam com os seus stakeholders.

Que novos produtos e serviços com potencial serão desenvolvidos neste centro?

O novo Centro de Excelência está estrategicamente posicionado para responder de maneira ágil e precisa aos dinamismos do mercado e às necessidades específicas dos nossos clientes. O nosso compromisso é entregar inovação com padrões de excelência, impulsionando os nossos clientes para que, de forma consistente, reforcem o seu caminho na jornada da transformação tecnológica. A nossa oferta de serviços está alinhada de forma a capitalizar ganhos de eficiência e otimização de processos. No portfólio incluímos já soluções inovadoras, sobre as quais podemos dar alguns exemplos.

Nas áreas de Marketing & Suporte ao Cliente, empregamos a hiperpersonalização e a automação de conteúdos, tecnologias que são apenas o começo no desenvolvimento desta área.

Nos Recursos Humanos propomos revolucionar a captação e retenção de talentos, através de ferramentas inteligentes para recrutamento como a integração personalizada e otimização de agendamento de recursos.

Na logística farmacêutica avançamos com a iniciativa de monitorizar a cadeia de abastecimento em tempo quase real, otimizando o inventário e prevendo as necessidades futuras, evitando a escassez de medicamentos essenciais.

Nas telecomunicações prosseguimos com o desenvolvimento de sistemas proativos de Gen-AI que se propõe a gerir o tráfego de rede, antecipando as necessidades e mantendo a comunicação ininterrupta.

No domínio da gestão energética utilizamos algoritmos preditivos para mapear padrões de consumo e otimizar a distribuição de energia, promovendo não apenas eficiência, mas também a sustentabilidade energética.


Publicado em:

Na Primeira Pessoa

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados