Partilhe nas Redes Sociais

O TikTok pode ser inseguro?

Publicado em 6 Agosto 2020 | 737 Visualizações

Lançada há dois anos, a app TikTok continua a fazer sucesso, ocupando a sétima posição no ranking de Julho de aplicações com maior número de utilizadores mensais: conta com 800 milhões de utilizadores ativos. O TikTok é utilizado maioritariamente por adolescentes e crianças que recorrem à aplicação para criar pequenos vídeos de entretenimento.

Agora, os investigadores da Check Point Research vieram partilhar as suas mais recentes preocupações de cibersegurança referentes à aplicação.

Nos últimos meses, os investigadores encontraram evidências de potenciais riscos de privacidade ao nível do utilizador. Segundo as mesmas, as vulnerabilidades da aplicação permitem a possíveis atacantes tomar posse de contas TikTok e manipular o seu conteúdo, apagar vídeos, submeter vídeos não autorizados, divulgar vídeos privados, tornando-os públicos; ou expor informações pessoais guardadas na conta, como endereços de e-mail próprios.

A equipa da Check Point Research reportou as vulnerabilidades aos programadores da app TikTok e foi apresentada uma solução, no sentido de devolver aos utilizadores a segurança da aplicação.

Mas a Check Point Research não foi a única organização a aperceber-se das preocupações levantadas pela segurança da app TikTok. Empresas de diferentes escalas anunciaram já a possibilidade de banir a app das suas redes corporativas. Depois da Amazon proibir a app, foi a vez da Wells Fargo anunciar a sua eventual suspensão.

Além disso, o agudizar de relações entre os EUA e a China trouxe o TikTok de volta à ribalta, quando se assistiu a vários avisos por parte da administração do presidente Trump indicativos de que os EUA ponderam a proibição da aplicação no território americano.

Paralelamente, correm rumores de que a Microsoft se encontra em conversações que apontam para a compra da app, num negócio multimilionário.

Independentemente destas questões, as preocupações levantadas pela insegurança cibernética no que respeita a privacidade dos dados dos utilizadores da app TikTok «parecem estar frequentemente em debate, o que deixa incertezas referentes à segurança das informações reunidas pela aplicação», diz a Check Point.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados