Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Pedro Veiga demitiu-se do Centro Nacional de Cibersegurança

Publicado em 10 Maio 2018 | 217 Visualizações

Pedro Veiga

Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desde 2016, Pedro Veiga pediu demissão do cargo. A informação foi tornada pública esta quarta-feira, data de arranque de um exercício nacional de cibersegurança coordenado pelo CNCS, uma ação para testar o grau de preparação de vários organismos públicos e privados para um ciberataque em larga escala.

As razões da demissão não foram oficialmente divulgadas, embora já haja uma reação da ministra da presidência, Maria Manuel Leitão Marques, à saída do também professor e uma das figuras de maior destaque no país na área da internet. Numa declaração publicada pela Lusa, a responsável destaca o «contributo inestimável de Pedro Veiga para o trabalho nesta área, ao longo destes dois anos».

Citando fontes próximas do centro e do ex-coordenador, o Diário de Notícias assegura que a falta de meios e recursos financeiros terá contribuído para a saída de Pedro Veiga, que não conseguia dotar o Centro dos recursos materiais que considerava adequados para assegurar as funções para que foi criado, nem manter peritos de alto nível na medida necessária, por falta de competitividade das condições oferecidas.

O exercício que esta quinta-feira termina incide principalmente sobre setores como a energia, transportes, banca, saúde e águas, detalhou Pedro Veiga em antecipação à Lusa, quando ainda estava em funções.

Pedro Veiga é também professor do Departamento de Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e durante vários anos liderou a Fundação para a Computação Científica Nacional, que acabaria por ser extinta e integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O gabinete de Maria Manuel Leitão Marques promete que a nomeação de novo coordenador para o CNCS será feita em breve.

Em 2017, Pedro Veiga deu uma entrevista ao Ntech.News onde falava nos planos para concretizar a missão do CNCS. Pode lê-la ou relê-la aqui.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados