Partilhe nas Redes Sociais

Prémio Científico IBM vai para doutorado do IST

Publicado em 17 Dezembro 2019 | 297 Visualizações

Esta terça-feira é entregue mais um Prémio Científico IBM. O 29º galardoado com a distinção é um doutorado em engenharia eletrotécnica e computadores do Instituto Superior Técnico, que arrecada 15 mil euros. 

O trabalho desenvolvido por Afonso Teodoro visa melhorar a informação que é possível extrair de imagens ou fotografias desfocadas ou com outro tipo de ruído, tentando estimar como seria uma versão limpa e mais rica dessa imagem.

«Atualmente, com a quantidade de aplicações que têm por base imagens, desde deteção automática de objetos ou pessoas, videovigilância, diagnóstico automático de exames médicos, entre outras, é crucial garantir que estas têm a melhor qualidade possível, caso contrário podem comprometer tudo o que é feito posteriormente», explica-se numa nota de imprensa, em jeito de justificação da importância do trabalho vencedor. 

Nesta 29ª edição do Prémio Científico IBM foi também entregue uma menção honrosa a Manuel Carneiro, com um trabalho na área da saúde, que tira partido de um sistema inovador de eletroencefalografia. Manuel Carneiro é investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra.

O Prémio Científico IBM distingue todos os anos trabalhos de elevado mérito científico no campo da computação e das novas tecnologias, selecionados pela originalidade e potencial para impactar a investigação científica aplicada ao mundo real. Tem no júri cientistas e académicos de vários quadrantes.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados