Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Prémio Científico IBM vai para investigadora do Técnico

Publicado em 14 Janeiro 2019 | 570 Visualizações

Marija Vranic é a vencedora da mais recente edição do Prémio Científico IBM. A investigadora estudou os efeitos de feixes laser de alta densidade energética e as suas aplicações em campos como a medicina, a partir de supercomputadores.

Entre estes efeitos verifica-se a capacidade de construir fontes compactas de partículas e de radiação de raios-x e raios-gama, fontes estas que podem ser usadas para examinar materiais industriais, ou fazer imagens médicas de contraste elevado. Acredita-se que estas fontes podem mesmo ter potencial, para revolucionar algumas áreas de terapia na saúde.

«Este trabalho, que me permite conciliar a minha paixão pela Programação, Física e Matemática, é desenvolvido ao nível da computação de alto desempenho associado à tecnologia laser e vai possibilitar que surjam novidades para fins industriais e aplicações médicas, facto que me deixa muito orgulhosa», comenta a distinguida.

O Prémio Científico IBM cumpre a 28ª edição, voltando a dar destaque a um projeto de elevado mérito científico no campo da computação e das novas tecnologias. A entrega da distinção à investigadora sérvia, decorre esta quarta-feira, 16 de janeiro, no Instituto Superior Técnico, instituição à qual pertence a vencedora que arrecada 15 mil euros.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados