Partilhe nas Redes Sociais

Prémios Inova+ distinguem projetos nacionais de IA e soluções digitais

Publicado em 27 Setembro 2022 | 490 Visualizações

Os Prémios Inova+ distinguiram como personalidades do ano José Neves, CEO da Farfetch, e presidente da Fundação com o seu nome, e Fernando Lobo Pereira, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 

A iniciativa, que visa reconhecer a excelência científica e empresarial na inovação nacional, premiando ideias, soluções e tecnologias, distinguiu também os investigadores Catarina Moreira, Joana Rosa e João Pereira e as empresas Ethiak, Neutroplast e MyGreenApp.

Os prémios Inova + estão direcionados a iniciativas que ajudem a dar resposta às principais prioridades europeias nas áreas da Inteligência Artificial, Sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas e soluções digitais para cidades resilientes.

Na categoria de Inteligência Artificial, a vencedora Ethiak está a desenvolver uma solução de cibersegurança autónoma numa abordagem black box, que vai resultar numa plataforma onde hackers éticos testem vulnerabilidades em soluções, ajudando as organizações a prevenirem-se. 

Na mesma categoria, o prémio de Excelência Científica foi para a investigadora Catarina Moreira que, através do projeto XENIA – eXplainable Enhanced diagNostics Interactively through AI, investiga como a informação do registo de movimentos oculares pode ser utilizada para ensinar a uma máquina como é que radiologistas analisam e classificam as imagens. 

Na área das soluções digitais, a iniciativa empresarial vencedora foi da MyGreenApp, que desenvolveu uma aplicação para ajudar pessoas e organizações a reduzir o seu impacto ecológico, recorrendo a uma ferramenta que mostra e ajuda a compensar a sua pegada carbónica.

No domínio científico João Pereira venceu com o projeto SmartRFID – Long-Range Smart RFID Location for Resilient Cities, que desenvolve um sistema de localização RFID de longa distância para localizar pessoas, animais ou produtos em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

No âmbito do Inova+, promovido pela consultora com o mesmo nome e realizado em parceria com entidades como Agência Nacional da Inovação, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e a AIP – Associação Industrial Portuguesa foram entregues prémios no valor de 30 mil euros aos vencedores. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados